Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

25/06/2008 - Portal Terra / O Dia Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Rio: ex-advogado é preso por estelionato


Agentes da 38ª DP (Brás de Pina), no Rio de Janeiro, prenderam ontem um ex-advogado que, com uma coleção de anotações criminais ao longo de 30 anos, escolheu aposentados como o alvo principal de seus golpes. Mesmo não tendo sua carteira da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) há quase cinco anos, Jorge Baptista Rangel Filho, 49 anos, continuava atuando em vários processos, ainda que de forma indireta. Ele defendia inativos que pleiteavam indenizações, aumentos e outros benefícios junto ao INSS, mas, quando as ações eram ganhas, Jorge supostamente desaparecia com o dinheiro.

As investigações da Polícia Civil começaram há pouco mais de uma semana, logo depois da descoberta de um dos mais recentes golpes aplicados pelo suposto estelionatário, que resultou em um prejuízo de cerca de R$ 80 mil a um aposentado.

Segundo agentes do Grupo de Investigação Criminal (GIC) da delegacia, a principal área de atuação do suposto estelionatário era a Zona Oeste. Em bairros como Bangu, Santa Cruz, Realengo e Campo Grande, Jorge Baptista montava escritórios, contratava advogados recém-formados e estagiários, que serviam como 'escudo' para dar entrada nas ações judiciais, já que ele não podia mais atuar nos tribunais.

"Mas os próprios advogados também eram lesados, porque ele pegava uma procuração com os aposentados e, no instante em que as indenizações eram pagas, recebia o dinheiro e fechava o escritório", explicou um dos policiais da 38ª DP.

Já na cela, o suposto golpista se defendeu dizendo que, em 2007, dividia um escritório com uma advogada. Segundo ele, era ela quem aplicava os golpes: "Esta senhora Tatiane usava uma identidade falsa para receber dinheiro dos aposentados".

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 374 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal