Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

22/08/2006 - WNews Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Golpe do torpedo premiado rouba créditos de pré-pagos

Por: Tatiana Schnoor


Se você recebeu um torpedo com a grata notícia de que foi premiado com um carro, televisão ou qualquer outro produto, não pense que hoje é seu dia de sorte. Esse é mais um tipo de golpe para extorquir créditos de celulares pré-pagos como os famosos "seqüestros relâmpagos" onde algum familiar da vítima era contatado pelo celular e obrigado a fornecer créditos pré-pagos.

A fraude acontece assim: o usuário recebe um torpedo com a notícia de que foi premiado com um carro. No final do corpo da mensagem, aparece um telefone para a vítima ligar, que seria a de uma central de atendimento. Quando a pessoa liga, os atendentes pedem o número do telefone pra confirmar que você é o ganhador e diz que para completar o cadastro é preciso que compre cartões de recarga de celular pré-pago, geralmente, pedem de oito a dez cartões. O atendente diz ainda que a pessoa tem apenas 30 minutos para realizar esta operação. Só assim o cadastro estará completo e o consumidor receberá o prêmio.

Relato de quem recebeu o SMS

O designer Beto Macedo recebeu um desses SMS (ou torpedo). O dele foi em nome da Brasil Telecom com a informação de que tinha ganho um carro do modelo GOL. "Eu liguei para uma central. O número tinha o prefixo 85, de Fortaleza. Parecia realmente uma central telefônica, com barulho de teclado e tudo. Mas desconfiei quando o atendente condicionou o prêmio à compra dos cartões de recarga. Eles me pediram oito cartões no valor de R$ 20. Eu teria que gastar R$ 160. Eles disseram que me devolveriam o dinheiro", conta o design.

Campanha de informação ao consumidor

Diante do aumento dessas ações, as operadoras de telefonia fixa e móvel decidiram iniciar campanha para alertar aos usuários. A Brasil Telecom, por exemplo, enviará mensagem de texto para seus usuários com o seguinte conteúdo: "BrT Inf: Tome cuidado com torpedos de premiações recebidos no seu celular. Confira as promoções da BrT através do site ou Ligue 1053. Não seja vitima de fraudes"”. A campanha se chama "Golpe do Torpedo Premiado."

O que dizem as operadoras:

Claro - A operadora informou que pessoas não autorizadas vêm utilizando indevidamente o nome de empresas de telefonia móvel, com o objetivo de entrar em contato com o cliente, solicitando que ele compre cartões pré-pagos e concorra a prêmios. A operadora alerta que essas abordagens são realizadas de forma ilícita, não fazendo parte dos procedimentos adotados pela empresa. A Claro recomenda a seus clientes que ignorem tal abordagem e que, em caso de qualquer dúvida sobre questões referentes a prestação dos serviços da Empresa, acessem o site oficial www.claro.com.br - ou entrem em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente, através do número 1052.

Oi - informou que já comunicou aos órgãos competentes os casos de golpes registrados. As companhia esclarece ainda que não realiza promoções em que o cliente é orientado a comprar cartões de telefones pré-pagos e repassar os números à empresa. Todas as promoções estão publicadas em contas de telefone ou em campanhas publicitárias veiculadas nacionalmente. A Telemar solicita que todos os clientes que tenham dúvidas a respeito de promoções lançadas entrem em contato com a empresa pelo 103 31.

TIM - informou que "não está em vigência qualquer promoção da TIM em parceria com programas de TV, rádio ou qualquer outro meio de comunicação que ofereça prêmios àqueles que adquirirem recargas para celulares pré-pagos, com a condição de serem repassados, pelo telefone, os códigos de segurança indicados nos cartões de recarga. O cliente pode obter mais informações entrando em contato com a operadora através do Centro de Relacionamento com o Cliente: discando *144 do celular TIM ou 0800 741 4141 a partir de um telefone fixo ou outro celular”.

Vivo - Até o momento de encerramento dessa reportagem, a Vivo não se pronunciou.

Veja exemplo de mensagem SMS recebida no celular

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 427 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal