Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

19/06/2008 - Jornale Curitiba Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

PF lança operação contra fraude de transferência de carros

Por: Edson Fonseca


Na manhã desta quinta-feira foi deflagrada a Operação Clone, destinada a desarticular quadrilha especializada em realizar a transferência fraudulenta de veículos, possivelmente roubados/furtados, a fim de registrá-los em nomes de "laranjas" e dissimular os verdadeiros proprietários. A quadrilha atuava na região Oeste do Estado do Paraná, especialmente na cidade de Marechal Cândido Rondon/PR, com ramificações nas cidades de Toledo/PR, Mercedes/PR, Quatro Pontes/PR, Cascavel e Pato Bragado/PR contando com a participação de servidores do Cietran de Marechal Cândido Rondon/PR, que recebiam valores para realizar a confecção dos documentos falsos.

A operação, resultado de investigações iniciadas há aproximadamente um ano na Delegacia da Polícia Federal em Cascavel/PR, identificou uma quadrilha composta por despachantes e servidores públicos, que tinha por objetivo realizar transferências de veículos fraudulentas, mediante a utilização de "laranjas", na maioria das vezes inconscientes, para dissimular a verdadeira propriedade dos bens.

Os veículos, que inclusive podem ser furtados/roubados (será realizada perícia técnica nos automóveis apreendidos para constatar eventual adulteração em dados identificativos), após a transferência fraudulenta, eram utilizados para fins ilícitos, especialmente para o transporte de mercadorias diversas, sem comprovação de origem. A finalidade da fraude era encobrir os verdadeiros proprietários dos veículos, para que não fossem responsabilizados criminalmente pelo transporte das mercadorias.

Durante as investigações foram identificados 14 "laranjas" que tiveram registrados em seus nomes aproximadamente 62 caminhões e carretas. Algumas destas pessoas foram localizadas e, em todos os casos, declararam que seus documentos haviam sido furtados na cidade de São Paulo e que não possuíam quaisquer veículos nestas condições.

A fraude iniciava-se por intermédio de despachantes, que se encarregavam de captar clientes interessados no "negócio". Após a captação dos clientes e dos ajustes dos valores, que variavam entre R$ 200,00 e R$ 1.000,00, a depender da complexidade do caso, os despachantes entravam em contato com os servidores públicos do Ciretran que compunham a quadrilha e passavam os documentos e informações necessárias para o cometimento da fraude.

Os funcionários públicos são suspeitos de quando de posse dos documentos dos "laranjas" e mediante o recebimento de valores, falsificavam as assinaturas dos "laranjas", utilizavam-se de carimbos e selos cartorários falsos (para reconhecimento de firmas das assinaturas) e transferiam os veículos, nos moldes anteriormente descritos.

Também restou comprovado que os funcionários públicos "isentavam" indevidamente os veículos de multas e impostos, apagando-os dos sistemas do DETRAN/PR.

Na deflagração da operação, estão sendo empregados 80 policiais federais de diversas Delegacias de Polícia Federal e da Superintendência de Polícia Federal no Estado do Paraná, para o cumprimento de 18 Mandados de Busca e Apreensão e oito mandados de Prisão Temporária expedidos pela Vara Criminal de Marechal Cândido Rondon/PR.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 214 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal