Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

18/06/2008 - Jornal de Assis Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Falsas mensagens de prêmios da TV continuam a ser enviadas via celular a moradores de Assis


Há quase dois meses, um fotógrafo recebeu uma mensagem em seu telefone celular informando que ele teria sido contemplado com um prêmio do canal de TV SBT, sendo que, para receber a premiação, ele teria que fazer alguns contatos telefônicos, além de ter que adquirir produtos alimentícios e cartões de recarga para celulares. Esta semana, foi a vez de uma dona-de-casa receber uma mensagem semelhante em seu telefone, um indício de que o conhecido golpe continua sendo aplicado.


Na mensagem telefônica, o chamado “torpedo”, é fornecido o número de um telefone celular com o prefixo 85, que é da região de Fortaleza, capital do Ceará. O texto diz que a pessoa foi contemplada com uma casa no valor de R$ 50.000,00 além de quatro aparelhos de telefonia celular Nokia.
Como tinha conhecimento de que é um golpe, as orientações não foram seguidas. “Eu sei que é tudo mentira, mas uma outra pessoa menos esclarecida poderia se empolgar e cair facilmente no golpe, como ainda acontece em algumas ocasiões”, comentou a dona-de-casa Marilza Aparecida dos Santos, destinatária da mensagem recebida recentemente.
Já é de conhecimento público e das autoridades que trata-se de uma armação feita muito provavelmente por sentenciados que estão reclusos em penitenciárias, como forma de adquirir créditos telefônicos com a finalidade de gerir ações criminosas de dentro dos presídios a pessoas que estão de alguma forma ligadas com atividades ilícitas, como o tráfico de entorpecentes, roubos e furtos.
O golpe chegou a ser aplicado com tanta freqüência que o próprio canal de TV mantém em seu site a seguinte mensagem de alerta: “Recebeu uma mensagem dizendo que ganhou um prêmio do SBT? Cuidado! Se você recebeu uma mensagem SMS dizendo que participou de uma promoção do SBT e que é um ganhador, cuidado: o SBT não entra em contato com os ganhadores através de mensagem de texto e jamais pede que seja feito qualquer depósito em dinheiro ou exige a compra de algum produto em troca. Jamais forneça seus dados pessoais ou desembolse qualquer quantia em dinheiro. Fique atento, pois é fraude!”

COMO PROCEDER

Em casos como este de mensagem enviada via celular comunicando que o proprietário do aparelho foi contemplado com um "grande prêmio", a Polícia Militar faz as seguintes recomendações:
- Desconfie de ligações dessa natureza.
- Lembre-se que toda empresa de grande porte possui um telefone 0800 para atendimento ao público e site na Internet. Jamais entrarão em contato com seus clientes através de ligações a cobrar.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 190 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal