Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

17/06/2008 - pe360graus Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

PF confirma suspeita de fraude na Secretaria de Saúde de Toritama


A operação Gestão Plena da Polícia Federal de Pernambuco detectou desvio de verba na Secretaria de Saúde de Toritama, Agreste do estado, entre janeiro de 2005 e dezembro de 2006.

As investigações começaram em março do ano passado, quando o então secretário de Saúde, Jorge Gomes, fez um comunicado oficial à Polícia Federal e ao Ministério Público Federal com a suspeita de fraude entre os valores dos serviços prestados pelo município e os enviados para publicação no Data SUS, sistema de informação do Ministério da Saúde de onde são autorizados os repasses de verbas federais para pagamento dos mesmos.

O superfaturamento em exames, consultas e cirurgias foi descoberto por técnicos da Gerência Geral de Controle e Avaliação da Secretaria Estadual de Saúde numa verificação de contas do município que não possui gestão plena de seu sistema de saúde, ou seja, recebe recursos com intermédio do Estado, que coordena e checa a produção dos serviços.

O esquema era alimentado por dois funcionários terceirizados da secretaria municipal: Leonardo Carvalho da Costa e Joaquim José do Nascimento, que foram afastados ainda em março de 2007. Eles se aproveitaram de uma brecha de tempo entre a autorização do Ministério da Saúde para publicação dos dados no Data SUS e a efetiva divulgação no site para alterar as informações sobre os serviços.

Por causa deste caso, uma equipe de triagem e fiscalização também foi designada para atuar na supervisão dos dados relativos à produção e custeio dos serviços de saúde, postura que deve continuar sendo adotada, de acordo com o atual secretário João Lyra Neto.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 220 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal