Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

21/08/2006 - A Tribuna Digital Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Golpistas usam nome de empresa e enganam vítimas


Utilizando nomes de grandes empresas, estelionatários tem criado novas formas de golpes por telefone na região. Na última semana, uma aposentada de 76 anos foi vítima de estelionato, quando uma pessoa ligou dizendo ser funcionária da fabricante de alimentos Nestlé. Com um discurso bem formulado e articulado, o criminoso conseguiu induzir a idosa a gastar R$ 700,00 em compras de produtos da marca e cartões de telefones celulares de operadoras de telefonia móvel, como a Tim, em troca de supostos prêmios, como televisores, motos, computadores e casas. ''Eles mexem com a vaidade das pessoas'', explica a delegada Martha Luzia Mendonça Vergine, plantonista do 1.o DP de Santos. Para ludibriar a aposentada, o estelionatário a elogiou pela honestidade de sempre ter pago em dia as contas telefônicas. Os elogios e a possibilidade de ganhar prêmios fizeram com que a vítima participasse de uma ''gincana'', das 13 ás 17 horas, realizando compras e ditando códigos de cartões de recarga de celular. Segundo a delegada, o telefone tem sido um instrumento comum utilizado por presidiários para aplicar golpes. ''Eles são incansáveis. Se, de 100 ligações, uma der certo, o criminoso já saiu no lucro''. São diversas as abordagens criadas pelos estelionatários. Nesta, foi pedido que a vítima deixasse o telefone fora do gancho enquanto fazia as compras e que, quando voltasse, deveria primeiro falar um código que a identificasse, para então começar a ''ganhar'' prêmios.

Orientação

Para que a população fique alerta a este tipo de golpe, Martha orienta para que tenha cuidado, principalmente, com ligações a cobrar. ''Empresas idôneas não fazem assim. Elas mandam carta ou, se ligam, não fazem promoções por telefone sem a devida identificação''. Ela explica que as pessoas devem sempre desconfiar e inverter a situação perguntando dados do funcionário e telefone de contato para confirmar a ligação. Se possível, Martha diz ser importante até mesmo checar na internet se realmente existe alguma promoção. Outra recomendação é que as pessoas não passem informações pessoais por telefone. Empregadas domésticas e crianças devem ser orientadas para não responderem a tudo que lhes é perguntado. ''Se alguém se sentir lesado por um estelionatário, deve procurar a delegacia e registrar a ocorrência''.

Alerta

A Nestlé e a Tim divulgaram um alerta em seus sites sobre falsas promoções envolvendo o nome das empresas. A primeira alega que ''pelo respeito que a Nestlé tem por todos seus consumidores, esclarecemos que tais promoções não existem, não tendo sido autorizado o uso de nossa empresa ou marca para esse tipo de finalidade''. A Tim também se manifestou a respeito, dizendo que ''não está em vigência qualquer promoção da Tim em parceria com programas de TV, rádio ou qualquer outro meio de comunicação que ofereça prêmios aqueles que adquirirem recargas para celulares pré-pagos, com a condição de serem repassados por telefone os códigos de segurança indicados nos cartões de recarga''.Serviço - O site da Nestlé é www.nestle.com.br, e o da Tim é www.timbrasil.com.br.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 1685 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal