Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

13/06/2008 - Portal Amazônia Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Ibama descobre esquema de falsificação de DOF


RIO BRANCO – Os fiscais do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) descobriram que o Documento de Origem Florestal (DOF) de uma área de manejo estava sendo usado para retirada ilegal de madeira de outra área.

De acordo com os fiscas, cerca 8.600 m3 de madeiras foram retiradas ilegalmente. Com o esquema, segundo o Ibama, a quadrilha faturou pelo menos R$ 3,5 milhões.

O DOF foi implantado para substituir a Autorização de Transporte de Produto Florestal (ATPF), mas nem assim resolveu o problema da extração ilegal de madeiras. O esquema que acaba de ser descoberto envolve madeireiros na região da Ponta do Abunâ, divisa dos Estados do Acre e Rondônia.

Substituição

Em abril de 2006, a então Ministra do Meio ambiente, Marina Silva, autorizou a substituição da ATPF, que era em papel e preenchida manualmente.

No lugar, foi criado DOF, que é eletrônico, emitido somente para quem comprovar antecipadamente, por meio do plano de manejo ou autorização para desmatamento, que tem estoque suficiente do produto que pretende comercializar.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 190 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal