Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

10/06/2008 - Revista Fator Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

CIAB 2008: CPqD leva soluções contra fraudes bancárias


Campinas - O total de operações de Internet Banking realizadas por pessoas físicas aumentou nada menos que 786% em seis anos, passando de 359 milhões em 2000 para espantosos 2,9 bilhões em 2006, de acordo com dados da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban). Mas, apesar de todos os seus comprovados benefícios, essa evolução tecnológica trouxe ao setor financeiro uma dor de cabeça que antes não existia: as fraudes eletrônicas via Internet.

Os pesados investimentos que os bancos aplicam na prevenção desses crimes dão uma idéia geral do tamanho da preocupação com o tema. Ainda segundo a Federação, um montante que gira em torno de R$ 1,2 bilhão é aplicado anualmente em tecnologias para garantir a segurança das transações eletrônicas. Estes temas serão tratados no Ciab (Congresso e Exposição de Tecnologia da Informação das Instituições Financeiras), maior evento do setor financeiro da América Latina, promovido pela Febraban.

Entre outras soluções, serão apresentados no evento produtos que visam resolver a questão das fraudes eletrônicas e otimizar a gestão de segurança da informação. O CPqD, Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações, por exemplo, vai expor produtos que atendem a demandas específicas, como a Gestão Integrada de Fraudes e Eventos, solução que inclui software, consultoria e tecnologia de redes neurais que permite à instituição analisar operações e determinar eventuais tentativas de fraude. A solução serve a vários canais de transação, mas é usada principalmente para operações com cartões de crédito e débito. "Isso porque essa é a maior preocupação dos clientes dos bancos", explica Anderson Gomes, da Diretoria de Mercado Corporativo do CPqD.

Há também a Gestão de Segurança da Informação, um serviço de consultoria que, com uma abordagem metodológica, torna possível avaliar pontos de falha ou melhoria na segurança das operações bancárias para todos os canais de transações, incluindo PCI. "Dessa forma é possível encontrar problemas na segurança e corrigi-los, fazendo um trabalho de prevenção", diz Gomes.

Evento - Essa é a 18ª edição do Ciab que, dentro do setor financeiro, é considerado o maior evento da América Latina. O tema desta edição será "Tecnologia e Segurança". Nas últimas edições, registrou-se uma média de 1.500 congressistas (nacionais e internacionais). Além disso, participam anualmente cerca de 15 mil visitantes, além de aproximadamente 80 expositores. O evento ocorre nos dias 11, 12 e 13 de junho, no Transamérica Expo Center, em São Paulo.

Perfil do CPqD - Há 31 anos atuando em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), o CPqD é um dos principais fornecedores de sistemas para suporte a operações e negócios, tecnologias de produtos, serviços laboratoriais e consultorias. Emprega cerca de 1.500 profissionais altamente capacitados e está presente com suas soluções em países da América do Norte, América do Sul, Europa, África e Oceania. Somente no Brasil o CPqD beneficia mais de 40 milhões de usuários de telefonia convencional e wireless (sem fio) e diversos clientes corporativos dos setores financeiro, de energia e governamental.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 210 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal