Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

04/06/2008 - JB Online Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

PF prende suposta quadrilha de cônsul espanhol


SANTA CATARINA - A Polícia Federal cumpriu hoje 19 mandados de prisão contra suspeitos de integrar uma organização criminosa na cidade de Joinville (SC), cujo chefe seria o cônsul honorário da Espanha na cidade de Santa Catarina, Antônio Escorza Antoñanzas. O grupo é suspeito de vender e alugar produtos contrabandeados utilizados em máquinas caça-níqueis.

A Operação Cartada Final também cumpriu 48 mandados de busca e apreensão. Pelo menos 96 bens móveis foram seqüestrados e duas lanchas foram apreendidas, assim como diversos veículos. Também foram bloqueados os valores de 33 contas bancárias nos Estados de Santa Catarina, Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Na Bahia, foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão em Salvador e um na cidade de Lauro de Freitas.

A quadrilha atuava, segundo a PF, em vários Estados do Brasil. O grupo também é acusado de fabricar, vender e exportar as máquinas para o México, República Dominicana, Panamá, Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Argentina, Paraguai e Espanha.

O dinheiro arrecadado pelo grupo era ocultado do sistema financeiro através de depósito e saques sem comprovação de origem. Com o dinheiro, o grupo teria adquirido quase uma centena de imóveis em Joinville (SC), Balneário Comboriú (SC) e outras cidades.

A PF identificou empresas fictícias abertas por "testas-de-ferro" do chefe da organização, que funcionariam como blindagem patrimonial. O grupo também atuaria com a conivência de policiais, que seriam corrompidos para que não atuassem na repressão a exploração de máquinas caça-níqueis pertencentes ao grupo.

Segundo a PF, entre os crimes praticados pelo grupo estão comercialização de produto contrabandeado, evasão de divisas, sonegação fiscal, falsidade ideológica, corrupção ativa, indução do Banco Central a erro e lavagem de dinheiro.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 241 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal