Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

01/06/2008 - 180 Graus Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

BB substitui toda base de cartões de crédito por smart cards

Por: Fábio Carvalho


O Banco do Brasil já emitiu, em 2008, 14 milhões de cartões com chip. Os chamados smart cards já representam mais da metade da base de 22,3 milhões de cartões de crédito ativos do BB. Até setembro, toda a base de cartões de crédito do BB será substituída por cartões com chip, que terão validade de até cinco anos.

A partir de janeiro deste ano, todos os cartões de crédito para pessoas físicas passaram a ser emitidos com circuito integrado (Integrate Circuit Card). A totalidade dos 2,5 milhões de cartões de pessoas jurídicas será substituída por smart cards nos próximos meses. O mesmo ocorrerá com a base de cartões Private Label e Co-branded.

Com a iniciativa, o BB se prepara para as funcionalidades que o cartão de crédito terá no futuro, já que o smart card pode ser atualizado à distância, sem a troca do plástico. Os cartões inteligentes têm semicondutores (chip) com capacidade de armazenagem e processamento de dados. Isso permite tanto a leitura, quanto o registro de informações criptografadas na memória do cartão.

As promoções são um exemplo de nova funcionalidade dos cartões. No BB, os cartões estão habilitados com a plataforma XLS que vai possibilitar que um estabelecimento comercial (adquirente) crie ações promocionais para atrair e fidelizar clientes. Outra possibilidade é a de armazenar certificados digitais, como o CPF eletrônico (e-CPF), no cartão de crédito.

O incremento da segurança é uma conseqüência inevitável. Os cartões com chip eliminam a possibilidade de fraudes que são usualmente praticadas contra usuários de cartões com tarjas magnéticas. A principal diferença está no suporte de armazenamento de dados. No smart card as informações são inscritas de forma criptografada em um circuito eletrônico, enquanto que no cartão convencional os dados estão registrados em fitas magnéticas.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 223 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal