Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

30/05/2008 - Folha de São Paulo Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Interpol desmantela rede de pirataria que atuava no Brasil e em outros países


A Interpol (polícia internacional) informou nesta sexta-feira que deteve 185 integrantes de uma rede de falsificação em escala internacional que operava no Brasil e em outros países sul-americanos e apreendeu produtos pirateados calculados em mais de US$ 115 milhões.

A Operação Júpiter foi realizada entre outubro e novembro de 2007 e foi baseada principalmente na circulação de produtos falsos e pirateados procedentes do Sudeste Asiático. Eles eram introduzidos pelos portos de Iquique (Chile) e Montevidéu (Uruguai), de acordo com comunicado emitido pela Interpol.

A Interpol explicou que, "dali, os canais de distribuição das redes criminosas organizadas transnacionais discorriam através de Bolívia, Paraguai e Peru até Brasil e o resto da América do Sul".

A operação permitiu também recuperar medicamentos falsos que podiam ser letais e produtos elétricos que não cumpriam as normas mínimas de qualidade, além de 973 quilos de maconha, 2,35 quilos de crack, armas e munição confiscadas pelos funcionários policiais e de alfândegas de Brasil, Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai.

O secretário-geral da Interpol, Ronald Noble, afirmou que a organização com sede em Lyon, no sudeste da França, está "sumamente satisfeitos com o apoio que as autoridades policiais e alfandegárias prestaram à Interpol e às empresas afetadas pela falsificação e pela pirataria na América do Sul".

A operação é a terceira atuação realizada na região destinada a combater as quadrilhas organizadas transnacionais envolvidas com falsificação e pirataria, acrescentou a Interpol.

O chefe da Polícia Nacional uruguaia, Sydney Ribeiro, afirmou que a operação permitiu melhorar o nível de conhecimento sobre estes fenômenos no Uruguai.

A Operação Júpiter faz parte de uma série de iniciativas regionais organizadas pela Interpol com o apoio da Câmara de Comércio americana e dirigidas contra quadrilhas organizadas em escala internacional no âmbito da falsificação e da pirataria, acrescentou a organização.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 186 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal