29/05/2008 - Jornal O Progresso
PC prende estelionatário que tinha vários nomes
DOURADOS - Investigadores da 2ª Delegacia de Polícia Civil (PC) detiveram, ontem às 15h, na Rua Antônio Emílio de Figueiredo, um homem acusado de estelionato. A PC, até o fechamento desta edição, não sabia qual era o verdadeiro nome do acusado: Paulo César Fernandes ou Valdir César Fernandes. Ele ainda usava o nome do irmão, Nilton César Fernandes, que está preso em Vila Bela da Santíssima Trindade/MT, acusado de homicídio.
O golpista é acusado de comprar um veículo Fiat 147, da cor branca, com placas CPF-5988 de Dourados, de propriedade de Vanderson Pereira Cavalheiro pela quantia de R$ 3 mil no dia 22 de abril. O acusado simulou ter depositado na conta corrente de Vanderson o valor da venda do 147. Num envelope em branco, ele simulou o depósito e mostrou o recibo que continha o valor. Vanderson acreditando que o dinheiro estaria em sua conta, de imediato entregou a chave e o documento do veículo ao estelionatário e então foi embora.
Depois de saber que caiu em um golpe, a vítima foi até a delegacia e registrou um boletim de ocorrência. Investigadores começaram então a procurar pelo acusado, que ontem, foi detido pelos investigadores com o veículo transitando em Dourados, já que, segundo disse aos policiais, ele mora em Ponta Porã.
A esposa do estelionatário, Cristiane Gomes de Souza, de 19 anos, também foi presa. Um bebê de quatro meses, usado pelo casal para praticar crimes, foi entregue ao Conselho Tutelar.
O delegado Gilberto Pereira da Silva investiga a possibilidade do acusado de vários nomes ter praticado outros crimes de estelionato na cidade. A foto está sendo divulgada nesta página e a Polícia Civil pede a colaboração da comunidade para elucidar outros crimes de estelionato com o reconhecimento do acusado. Contatos pelo telefone: (67) 3411-8060 ou 3411-8072.
O acusado ao ser detido pela polícia não portava documentos, o que de imediato dificultou checar o nome verdadeiro. Porém, ao longo do interrogatório, o delegado e investigadores começaram a descobrir dados sobre a vida do estelionatário.
Ele já foi preso em Colorado do Oeste, Rondônia, também por estelionato e segundo disse, ficou preso por 70 dias. Em contato com a polícia de Mato Grosso, descobriu-se que lá ele usava o nome do irmão, Nilton César, que está preso acusado de homicídio.
Os casal foi indiciado por estelionato e está recolhido em uma das celas da DP. (M.H.)