Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

28/05/2008 - Folha de São Paulo Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Venezuela multa 17 bancos por problemas com fraudes eletrônicas


O Instituto para a Defesa e Educação do Consumidor da Venezuela anunciou que vai punir 17 instituições bancárias por atrasarem o pagamento a vítimas de fraudes eletrônicas.

Em um comunicado, a entidade informa que foram multados os bancos Banesco, Venezuela (Grupo Santander), Mercantil, BBVA Banco Provincial, Fundo Comum, Central, Caroní, Minha Casa, Industrial (estatal), Ocidental, Exterior, Sofitasa, Citibank, Casa Propria, Corp Banca, Confederado e o português Plaza.

O valor global da multa é de 1,516 milhões de bolívares fortes (aproximadamente R$ 1,1 milhão), o dobro do dinheiro subtraído aos clientes vítimas de fraudes eletrônicas, na seqüência de 160 denúncias investigadas pelas autoridades.

O instituto venezuelano destaca que em causa está o saque de dinheiro através da clonagem de cartões de crédito e de débito e de cheques que foram cobrados sem autorização dos titulares das contas bancárias.

Segundo Eduardo Samán, presidente do órgão, as instituições bancárias têm a responsabilidade de instalar sistemas de segurança para impedir a clonagem ou fraudes bancárias, devendo ainda tomar medidas para diminuir o número de irregularidades atribuídas à "delinqüência organizada".

A fraude através da clonagem de cartões de crédito e débito está se tornando um "dos mais perigosos flagelos para a economia dos venezuelanos", segundo Roberto León Parilli, presidente da Aliança Nacional de Usuários de serviços públicos e Consumidores.

"Este delito consiste em que o delinqüente é capaz de copiar ou duplicar a fita magnética de um cartão de crédito ou débito, mediante diversas técnicas, para depois subtrair o dinheiro da vítima", explicou Roberto León Parilli.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 191 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal