Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

27/05/2008 - farmacia.com.pt Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Medicamentos contrafeitos: 40% das apreensões tiveram origem na Suíça

Por: Marta Bilro


Cerca de 40 por cento dos medicamentos falsos apreendidos pela União Europeia (UE), em 2007, tiveram origem na Suíça, revelam dados da UE referentes à falsificação de substâncias no sector farmacêutico.

De acordo com o portal In-PharmaTechnologist, num ano em que o volume de fármacos contrafeitos confiscados cresceu para os 51 por cento, a China aparece como o país onde tiveram origem apenas 4 por cento dos medicamentos falsificados. A Rússia, por sua vez, nem sequer figura na lista.

A posição de topo surpreendentemente ocupada pela Suíça fica a dever-se à apreensão de cinco carregamentos, com um total 1,6 milhões de comprimidos analgésicos à base de morfina, por parte da alfândega alemã, entre Março e Maio de 2007.

Não ficou esclarecido se os comprimidos foram efectivamente produzidos em território suíço. Ainda assim, Lászlo Kovács, comissário europeu responsável pela fiscalidade, afirmou ter ficado "chocado" depois de tomar conhecimento das estatísticas.

"O nome Suíço transmite uma certa garantia aos consumidores. Por isso, é ainda mais perigoso que os produtos contrafeitos tenham origem na Suíça do que na China", acrescentou o mesmo responsável.

No total, o número de apreensões de medicamentos falsificados levadas a cabo pela UE aumentou para 2.045, o que, somado, se traduz na confiscação de 4.081.056 artigos.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 218 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal