Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

26/05/2008 - Maracajú News Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Em um ano volume do empréstimo consignado cresceu 42%


O volume de empréstimo consignado concedido em Mato Grosso do Sul cresceu 42% em um ano, segundo dados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). A estimativa é que cerca de 60% dos 70 mil aposentados de Campo Grande estejam endividados, segundo a Associação que os representa.

O mês de abril foi encerrado com 251.460 operações de empréstimo, acumuladas desde o ano de 2004, quando em abril do ano passado eram 158.704. Isso significa 92.756 operações a mais em 12 meses, uma média de 7,7 mil por mês.

Já o volume de crédito acumulado saltou de R$ 212.518.511,77 a R$ 301.598.012,38, segundo dados do INSS. O presidente da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Campo Grande, Waldir de Miranda Ozório, afirma que o nível de endividamento é muito alto e muitos estão renegociando as parcelas dos empréstimos. Ele critica os altos juros praticados pelas instituições financeiras quando concedido prazo de carência para o início do pagamento.

“O idoso às vezes não entende e quando começa a descontar as parcelas leva um grande choque por conta dos altos juros. Isso estava aleijando todo mundo”. Ozório classifica a carência como uma forma encontrada pelos bancos para burlar o teto de juros imposto pelo Ministério da Previdência Social. Com este mesmo entendimento, o governo federal proibiu a carência na semana passada.

Segundo Ozório, muitos aposentados, aflitos, acabam procurando orientação na entidade. A principal delas é que o aposentado tenha em mãos o contrato do empréstimo. Ozório afirma que a concessão do empréstimo consignados a aposentados e pensionistas foi um avanço importante, mas, por outro lado, eles acabaram se endividando muito porque acabam pegando empréstimos não só para eles, mas também para filhos, netos e outros.

Novas regras – No dia 19 de maio último o governo federal endureceu as regras para o empréstimo consignado, com intenção de combater fraudes e limites de endividamento de beneficiários.

O ministro da Previdência Social, Luiz Marinho, disse que é preciso evitar até mesmo que os aposentados e pensionistas sejam induzidos a endividamentos. Uma das novidades é a proibição do saque em espécie com o cartão de crédito consignado.

A partir de agora, o valor do empréstimo terá que ser creditado diretamente na conta de quem recebe o benefício. Em caso de cartão magnético, ele deverá ser feito em conta corrente ou poupanças do qual seja titular, ou ordem de pagamento na agência ou conta onde recebe.

O limite de crédito no cartão também foi reduzido de três para duas vezes o valor do benefício. As operações de arrendamento mercantil (leasing) estão expressamente proibidas. Ficou proibido o prazo de carência para início do pagamento, porque esse tipo de operação embute elevados juros. Além disso, cada aposentado e pensionista fica limitado a seis empréstimos simultâneos, que só poderá ser contratado no próprio estado de residência ou onde o segurado recebe o benefício, e a contratação de apenas um cartão de crédito.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 237 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal