Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

23/05/2008 - Portal Exame Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Auditoria aponta negligência de supervisores do SocGen


Agência Estado Sérias falhas de administração de superiores diretos permitiram que o operador do Société Générale, Jerome Kerviel, cometesse a maior fraude financeira da história, de acordo com um relatório interno da instituição. As informações foram publicadas na edição desta sexta-feira do "The New York Times".

Os dois supervisores podem ser demitidos, assim como Kerviel, segundo pessoas familiarizadas com a ação do banco.

O relatório, elaborado por auditores internos, sugere que Kerviel não manipulou sozinho os sistemas de computadores do banco para realizar investimentos não autorizados. O relatório concluiu que, em muitas ocasiões, seu assistente, Thomas Mougard, fez as operações para Kerviel, elevando as dúvidas sobre o seu papel no esquema, de acordo com o jornal.

Mougard negou qualquer envolvimento nas transações.

Expandindo a responsabilidade para outros funcionários além de Kerviel, a quem o Société Générale responsabiliza por provocar um prejuízo de 4,9 bilhões de euros (US$ 7,7 bilhões), o relatório pode tornar o banco mais vulnerável a um processo legal de investigação que pode ser aberto nos Estados Unidos.

Os auditores acusaram dois supervisores diretos de Kerviel na mesa de operações da Delta One de serem negligentes, apesar de o relatório não revelar os seus nomes explicitamente.

"O que este relatório deixa claro é que os supervisores de Jerome Kerviel não fizeram o seu trabalho", disse uma pessoa, que não quis ser identificada, citando a natureza confidencial do material.

Mas, segundo o "Times", os supervisores são Eric Cordelle, gerente direto de Kerviel, e Martial Rouyere, que comanda a mesa de operações da Delta One. As informações são da Dow Jones.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 188 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal