Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

21/05/2008 - Rondonoticias Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Pizzano orienta cartorários de Porto Velho sobre falsificação de documentos


O secretário Adjunto da Secretaria Estadual de Segurança, Defesa e Cidadania- Sesdec, Cézzar Pizzano, esteve reunido na manhã dessa quarta-feira (21) com os proprietários de cartórios do 1º, 2º, 3º e 4º Ofícios da capital e com o diretor do Instituto de Identificação do estado, Pedro Mancebo, para tratar do alto índice de documentos falsificados apreendidos em cartórios. De janeiro até agora, foram apreendidos oito documentos falsificados no cartório Carvajal.

Na reunião, Pizzano orientou os tabeliões e sugeriu que cada cartório adquirisse um aparelho identificador de documentos falsos. “Quero com essa reunião criar um elo entre os cartórios, Polícia Civil e Instituto de Identificação para quando ocorrer um caso desses os tabeliões e funcionários saibam como proceder para a garantir a segurança dos clientes e estabelecimento, uma vez que não tem como prender estelionatários no ato em que buscam a autenticação do documento”, argumenta.

A iniciativa foi vista com bons olhos pelos cartorários que nunca tiveram uma reunião com autoridades da Sesdec que pudessem dar orientações sobre o assunto.

Para estreitar esses laços, foi sugerida uma linha direta com o Instituto de Identificação e cartórios de todo o estado. O meio de comunicação, que pode ser via internet ou telefone, ainda está sendo definido.

Como a falsificação engloba cartórios, agências bancárias e comércio, Pizzano se dispôs em trazer um especialista em fraudes de São Paulo para orientar cartórios, bancos e todos da área de investigação das policias.”Porto Velho está preste dar um grande salto, de cidade pequena para uma grande metrópole e temos que estar preparados para o futuro. Com o crescimento da capital, os golpes irão se multiplicar. Com essa preparação vamos evitar desgaste entre a policia e os tabeliões gerados pela desconfiança devido às investigações”, finalizou Pizzano.

Autoridades vítimas de falsificadores

O comandante da Policia Militar de Ariquemes, Coronel José Atílio Berno foi vítima de falsários. De posse da carteira de identidade e CPF falsos, a quadrilha trocou a conseguiu junto a agências bancárias talões de cheques, mas um dos integrantes, Rauni Cerilo Alves Brasil, foi preso. O cadastro dele já havia sido liberado para um empréstimo com valor alto numa financiadora com os documentos falsos. Os outros integrantes estão soltos e podem estar aplicando golpes na praça com cheques do oficial da PM.

Outra vítima de estelionatário foi o desembargador Renato Martins Mimessi, do Tribunal de Justiça de Rondônia. O falsário tentou aplicar o golpe na Prefeitura de Itapuã D´Oeste, dizendo ser o desembargador e representante de uma empresa de computadores.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 329 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal