Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

20/05/2008 - O Globo Online Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

PF desarticula quadrilha que fraudava licitações públicas no Amazonas


MANAUS - A Polícia Federal no Amazonas deflagrou na manhã desta terça-feira a Operação Vorax, a fim de cumprir 23 mandados de prisão temporária e 48 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 2ª Vara da Justiça Federal do Amazonas e pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região, nas cidades de Manaus, Coari (AM), Novo Airão (AM), Boa Vista e no Distrito Federal.

A investigação coordenada juntamente com a Controladoria-Geral da União - CGU e a Receita Federal, com o apoio operacional da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, objetiva desarticular uma organização criminosa que se estabeleceu na administração do Município de Coari desde 2001, atuando em desvios de recursos públicos, oriundos de Convênios Federais, estaduais e municipais, mediante fraudes sistemáticas em licitações, falsificação de documentos, corrupção, peculato, lavagem de dinheiro, sonegação fiscal, dentre outros crimes.

Em razão de o esquema fraudulento estar em funcionamento desde 2001, é praticamente, impossível aferir o exato valor dos desvios até agora realizados. Entretanto, as investigações detectaram que somente para cinco das empresas utilizadas no esquema foram repassados recursos da ordem de mais de R$ 49 milhões.

A organização criminosa que foi desarticulada era especializada em dilapidar o patrimônio público, apropriando-se indevidamente de recursos de origem federal e de royalties recebidos pela Prefeitura de Coari pela exploração de petróleo e gás natural, daí o nome da operação de Vorax, por se tratar de uma bactéria desenvolvida para se alimentar de petróleo.

Os presos na operação serão indiciados, observadas as individualidades, pelos crimes cometidos.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 182 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal