Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

20/05/2008 - iParaiba Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Falta de segurança na internet causa prejuízos a usuários e provedores


A falta de segurança na Internet é uma constante preocupação dos provedores de acesso e de seus usuários, considerando os prejuízos causados pela vulnerabilidade. Vírus e invasores, conhecidos como hackers, são os principais motivadores de prejuízos na rede.

De acordo com o professor do Curso de Sistemas de Informação da Facisa, Pierre Araújo, a invasão a uma página na internet, apesar de causar inúmeros prejuízos, não é tão difícil. Ele explica que o servidor de um provedor pode ser invadido através de falhas encontradas por quem promove os ataques e, nos computadores pessoais, é possível encontrar portas TCP/IP (identificação dos computadores em relação à Internet) abertas, o que permite a entrada de um usuário mais experiente, ou mesmo de uma empresa que desenvolva seu negócio na rede, com base na invasão de privacidade. “É de vital importância que os usuários saibam o que esses provedores vêm fazendo ou não para protegê-los destes problemas.”, diagnosticou o professor.

O empresário do ramo de manutenção e vendas de computadores, Nevoaldo Inácio, já foi vítima de hackers no ano de 2007. Ele afirmou que sempre utilizava a internet nas transações bancárias, pela agilidade e por causa do tempo. Mas, durante uma dessas transações realizadas pela Internet, sua senha foi roubada e todo o dinheiro que tinha na conta foi sacado, restando apenas R$ 17,00 reais.

Nevoaldo só percebeu a ação quando foi fazer compras no supermercado e precisou sacar o dinheiro, foi então que tomou ciência que havia sido lesado. Posteriormente, a vítima registrou uma Ocorrência na delegacia, a fim de apresentá-la ao banco. Depois de constatado realmente a fraude, o banco ressarciu o dinheiro. Hoje, o técnico não realiza nenhum tipo de transação bancária pela internet devido à falta de segurança de informações nesse meio. “Aqui no shopping, duas pessoas há pouco tempo foram lesadas também. Eu não utilizo mais o serviço bancário online, pois não oferece segurança.”, afirmou.

O programa de informática “cavalo de tróia”, conhecido como espião, e o phishing-scam (cartões eletrônicos) são as ferramentas mais usadas por quadrilhas para ter acesso aos dados bancários e realizar transações de transferências.

O tema da Segurança da Informação está sendo discutido na I Jornada de Atualização em Tecnologia da Informação e Comunicação, que foi aberta oficialmente na noite da última segunda feira, 19, no auditório da Fiep. Estiveram presentes ao evento, alunos, professores e coordenadores da Facisa.

A solenidade de abertura foi marcada com a palestra do Professor Dr. José Antão Moura, UFCG, que abordou o tema a evolução do Papel da Tecnologia da Informação.

Para o Coordenador do curso de Sistemas de Informação, a avaliação do I Jatic foi muito positiva, principalmente no que diz respeito aos mini-cursos e palestras, onde existe a disseminação e a democratização do conhecimento. “A avaliação desse primeiro evento foi positiva, e já temos planos para que, em maio de 2009, possamos realizar a II jornada de Atualização em Tecnologia da Informação e Comunicação. Porém, priorizaremos um olhar mais empreendedor, buscando as empresas como novos parceiros. O I Jatic foi mais técnico, na II edição iremos realizar novos desafios e competições, apresentando a I Olimpíada de Programação da Facisa”, destacou.

O evento teve início no último sábado, 17, com oficinas e mini - cursos, e prossegue até esta quarta-feira, 21, com novas atividades. As palestras de encerramentos abordarão “Net 3.0 e Novas Tecnologias” e “Economia do Software Livre”.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 246 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal