Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

16/08/2006 - Folha de São Paulo Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Pirata aposta nas fraquezas humanas

Por: Rodolfo Lucena


As mensagens dos ciberpiratas poderiam ser tema de um doutorado de psicologia: cada cartinha que leva escondido um vírus ou uma armadilha para roubar dados pessoais vai certeira apertar um botão de nossas vaidades, desejos escondidos, medos e inseguranças. E faz das vítimas também cúmplices do crime e possíveis algozes de outros internautas.
Talvez o primeiro exemplo massivo dessa tática tenha sido o vírus "ILOVEYOU", de triste memória. Em maio de 2000, milhares de pessoas nos Estados Unidos -e, rapidamente, no mundo- abriram alegremente mensagens cujo título declarava: "Eu te amo".
Quem é que não quer ser amado ou ter a paixão confirmada, reafirmada sempre e tantas vezes quantas for possível?
Pois os internautas de então tiveram seus computadores invadidos, arquivos destruídos a mancheias e sua lista de endereços de e-mail vilipendiada, usada para retransmitir mais e mais mensagens de falso carinho.
As vítimas se contaram aos milhões, e o prejuízo estimado ultrapassaria US$ 1 bilhão, segundo os primeiros cálculos.
Hoje, o desastre pode ser ainda maior. As mensagens de destruição viraram armas de estelionato. O principal objetivo dos ciberpiratas é roubar seus dados ou aproveitar seu acesso à internet para alavancar práticas escusas.
A armadilha vem escondida em mensagens que podem soar deliciosas: declarações de amor ou confissões cúmplices, que, ao ler, você parece ouvir a voz doce e gostosa de uma garota apaixonada ou o tom meio sacana de um colega com quem você dividiu aventuras.
Outra vertente é voltada aos baladeiros, lembrando vexames que teriam sido dados em noitadas ensandecidas. Tudo agora devidamente registrado em fotos comprometedoras -golpe semelhante tem como tema uma suposta traição amorosa.
Até mesmo suas finanças podem estar comprometidas, a julgar pela ameaçadora voz do braço financeiro do governo, que vem lhe cobrar impostos ou advertir contra erros em sua declaração.
Você fica preocupado ou furioso com a acusação, clica no lugar indicado e vira mais uma vítima.
Enfim, contra os expedientes dos estelionatários digitais não basta que você proteja seu computador. É preciso também que você crie uma armadura para suas emoções.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 544 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal