Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

16/05/2008 - DiarioWeb (Diário da Região) Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Aposentada cai em golpe e perde R$ 4,8 mil

Por: Leliane Petrocelli


A aposentada A.M.N., 62 anos, perdeu R$ 4,8 mil depois de cair em um golpe na tarde de anteontem, em Rio Preto. O dinheiro estava em duas contas bancárias, dela e do pai, que já morreu. Segundo a vítima, dois homens que se apresentaram como funcionários da Caixa Econômica Federal (CEF) foram até a sua casa, na Vila Toninho, com a desculpa de que precisavam revalidar os cartões das duas contas poupanças. Bem vestidos e educados, ela afirma que os dois golpistas possuíam seus dados, assim como do pai - o que a fez acreditar neles. “Eu estava sozinha, meu marido havia acabado de sair de casa, quando eles chegaram. Um ficou no carro, acho que um Palio vinho, o outro já foi entrando na área todo imponente com um envelope do banco, dizendo que os cartões que eu tinha já estavam vencidos e era preciso trocá-los. Eu até achei estranho eles não terem um crachá, algo que os identificassem, mas sabiam meu nome, o nome do meu pai e estavam vestidos com as cores da Caixa, calça azul marinho e camisa clara”, afirmou a vítima.

A dona-de-casa disse que então pegou os seus cartões e os entregou ao suposto funcionário do banco, junto com a senha. Em troca, recebeu um envelope lacrado com os dois novos cartões falsos. “Como ele (estelionatário) me deixou dois novos cartões, dentro de um envelope lacrado da própria Caixa, acabei confiando. Não pensei que levaria esse prejuízo.” A.M.N. disse que só percebeu o golpe depois que a dupla de estelionatários foi embora. “Ao abrir o envelope é que eu notei que estava acontecendo algo de errado, pois os novos cartões estavam em nome de outras duas pessoas, um homem e uma mulher”. À noite, quando um dos filhos chegou do trabalho, a vítima contou o que tinha acontecido, mas era tarde. Os golpistas já haviam sacado suas economias e o dinheiro deixado pelo pai, para o tratamento de um irmão que é deficiente mental. “Todo o dinheiro que eu levei anos para juntar foi-se num segundo. Meu pai, antes de morrer, deixou suas economias para cuidarmos do nosso irmão mais novo, que tem problemas mentais e agora estamos sem nada. Sei que a culpa foi minha em acreditar nos criminosos. Por isso resolvi contar esta história. Que ela sirva pelo menos de exemplo a outras pessoas.”

A polícia também foi procurada pela dona-de-casa. O caso foi registrado no plantão policial e depois encaminhado ao 7º Distrito Policial. O delegado Domingos José Marcos disse que este tipo de golpe não é muito comum. “Lembro de um caso desse, mas já faz um tempo, acho que uns seis meses. Eles aproveitam justamente dos idosos, por saberem que eles têm contas na Caixa e são mais fáceis de serem enganados. Não temos pistas dos golpistas por enquanto, mas estamos investigando”. A assessoria de imprensa regional da Caixa Econômica Federal informa que o banco não realiza este tipo de abordagem junto ao clientes, nem solicita senhas para qualquer que seja o fim. “A Caixa não pode se responsabilizar por informações prestadas pelos clientes a estranhos, nem tem como impedir tal ação. As orientações são constantes aos clientes para não fornecimento de cartões e senhas a pessoas não devidamente identificadas.”

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 193 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal