Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

15/05/2008 - JB Online / Investnews Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Cinco marcas de leite são retiradas do mercado


SÃO PAULO, 15 de maio de 2008 - A Polícia Federal (PF) anunciou hoje o recolhimento, do mercado consumidor, de todos os lotes de leite integral embalados pela empresa Big Leite Indústria e Comércio de Alimentos Ltda. - que incluem as marcas Só Beber, Naturesse, Bom Du Leite, Cilpe e Big Leite.

A medida fez parte da Operação Lactose, deflagrada hoje pela PF na Paraíba, em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O objetivo foi desarticular uma quadrilha, que adulterava leite em pó integral, além de falsificar notas fiscais, sonegar impostos e corromper funcionários públicos.

Em nota à imprensa, a PF informou que, após quase um ano de investigações, solicitou à juíza federal Cristina Maria Costa Garcez, da 3ª Vara da Seção Judiciária da Paraíba, a prisão preventiva dos envolvidos e a retirada do produto das prateleiras. Após parecer favorável do Ministério Público, o pedido - que inclui ainda a apreensão de alguns imóveis - foi aprovado.

Segundo a PF, o esquema de falsificação do leite em pó integral funcionava da seguinte forma: a empresa Big Leite comprava o leite a granel, em grandes quantidades, para reempacotá-lo em volumes menores e revender no varejo. Ao realizar o reempacotamento, substituía 50% do leite em pó integral por soro, produto pobre em proteína.

Para encobrir a saída de produtos em maior quantidade do que a recebida pela empresa, a Big Leite recebia notas fiscais frias das empresas Avesul Ltda. e Sanita Ltda., ambas no estado de Santa Catarina, além da Milky Ltda., na Bahia, e da Via Láctea, no Ceará - todas de propriedade dos suspeitos.

A PF alertou que a quadrilha, ao adulterar os lotes de leite em pó, colocou em estado de vulnerabilidade a saúde das pessoas, ´prejudicando milhares de consumidores e leite, sobretudo, crianças´.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 215 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal