Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


ÚLTIMOS TREINAMENTOS DE 2017 SOBRE FRAUDES e DOCUMENTOSCOPIA

Veja aqui a programação dos últimos treinamentos sobre Falsificações e Fraudes Documentais (16/11) e sobre Prevenção e Combate a Fraudes em Empresas (30/11).

Acompanhe nosso Twitter

15/05/2008 - Diário do Nordeste Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Informações evitam golpes

Por: Ângela Cavalcante


No Ceará há cerca de 182 mil pontos comerciais, entre mercearias e pequenos estabelecimentos até grandes lojas de departamentos. Desse total, aproximadamente 12 mil lojistas são associados às 77 CDLs (Câmaras de Dirigentes Lojistas) existentes no Estado. Para o presidente da FCDL (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado do Ceará), Gervásio Pegado, quem permanece à margem das entidades representativas tem menor acesso à informação, sendo alvo mais fácil para golpistas, que costumam aplicar fraudes no comércio.

De acordo com o advogado criminalista e pós-graduado em segurança física e patrimonial, Arnaldo Ferreira dos Santos, 86% dos casos de fraudes são provocados por ingenuidade e desinformação da vítima, apesar das evoluções tecnológicas ocorridas no setor do comércio. Segundo o especialista, medidas simples, porém, eficazes, como avaliar a autenticidade de uma carteira de identidade ou de um CPF poderiam evitar que lojistas fossem lesados por estelionatários todos os dias. ´Mas o treinamento de funcionários para prevenção e detecção de fraudes ainda não é uma constante´, pondera.

Gervásio Pegado lembra que os golpes no comércio reduziram com a participação do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito). ´O varejo brasileiro se modernizou depois que adotou o SPC, que é o maior banco de dados da América Latina. Ficou mais difícil perder dinheiro com um sistema tão seguro e integrado. É possível saber, no Rio Grande do Sul, se a pessoa está devendo num pequeno comércio de Assaré, no interior do Ceará. Mesmo assim, as ações de golpistas não vão acabar nunca´, admite. O líder classista afirma que a FCDL tem contribuído com treinamentos, orientando o setor a identificar e evitar fraudes.

Arnaldo Santos alerta o comerciante a ficar atento a elementos que possam identificar estelionatários, como o comportamento do cliente e a documentação apresentada, principalmente, diante de vendas de valores muito altos. ´Suspeite do cliente que compra bastante, sem se preocupar com tamanho, modelo ou cor, e em horário de fechamento da loja, demonstrando pressa´.

Outra dica é que o fraudador costuma ter a assinatura lenta e não fornece documentos. ´Ele apresenta números decorados ou escritos num papel. Às vezes compra em dupla para que um outro possa distrair o atendente com conversas amenas, para confundir e facilitar a liberação das compras´, observa.

Conforme o advogado, mais de 90% dos golpes são originados pelo uso de carteiras de identidades falsas, onde elementos como espelhos oficiais, preenchimento de dados, foto, impressão e plastificação foram adulterados. ´É indispensável a apresentação de RG oficial ou carteiras de habilitação, funcional, de identidade profissional ou de passaporte (no caso de estrangeiros) para qualquer tipo de transação. Atente também para carteiras novas com fotos muito velhas; indícios de lavagens químicas; erros de ortografia, entre outros detalhes´, alerta.

MUDANÇAS EM DEBATE
Oportunidades e desafios no varejo

O comércio não é mais o mesmo. O tema da 22ª Convenção Estadual do Comércio Lojista, que este ano será realizada em Iguatu, abre espaço para o tratamento de temas que retratam as oportunidades e desafios enfrentados na atualidade pelo varejo brasileiro, especialmente no Ceará. Destinado a empresários e lojistas, gerentes, executivos, comerciários e universitários, o evento deve reunir, entre os dias 15 e 17 de maio, cerca de 1,2 mil participantes. A projeção é do presidente da FCDL, Gervásio Pegado, que garante estrutura para atender o volume de público. ´Com apoio da Prefeitura de Iguatu, montamos uma tenda climatizada com auditório e espaço para a feira, num grande terreno ao lado de uma avenida, com toda infra-estrutura necessária´. O investimento global é da ordem de R$ 600 mil.

A programação engloba palestras sobre vendas, motivação, mercado, responsabilidade social e gestão financeira. ´Além do advento do SPC, outros fatores contribuíram para a modernização do varejo brasileiro, como o desenvolvimento do atendimento ao cliente´, destaca o presidente da FCDL, segundo o qual, outro avanço é a adoção de procedimentos semelhantes no País, independente do tamanho e da distância entre cidades ou do porte dos negócios e mesmo diante da diversidade cultural e de hábitos. ´Estamos muito otimistas para a 22ª Convenção. Apesar de ainda persistir a falta de pensamento coletivo por parte de muitos comerciantes, que ainda insistem em viver do negócio para casa, sem trocar experiência com colegas do setor, nosso evento é sempre um dos mais movimentados do País. Só perdemos em volume de participantes para Santa Catarina, onde há 150 CDLs´, diz Pegado, que adianta: ´A meta é entregar o FCDL próximo ano com 110 CDLs´, projeta.


Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 413 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal