Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

14/05/2008 - SIC Online Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Rede que clonava cartões fez vítimas em Portugal

Por: António Soares e Nuno Silva


As autoridades espanholas, portuguesas e búlgaras desmantelaram uma rede composta por indivíduos de nacionalidade búlgara que se dedicava à clonagem de cartões de crédito. Foram detidos 14 alegados membros, sendo que uma das células do grupo, de três elementos, foi desarticulada em Portugal.

Um sofisticado esquema terá rendido a esta organização criminosa um "lucro" superior a três milhões de euros. Foi possível, também, detectar um dispositivo técnico "nunca antes" visto em Espanha. De dimensões reduzidas, era colocado nas caixas para permitir a leitura e gravação das bandas magnéticas. O mecanismo tem capacidade para memorizar milhares de numerações.

O sistema montado permitia a extracção dos dados dos cartões - que eram depois reproduzidos - no momento em que eram usados pelos clientes e câmaras filmavam a marcação dos respectivos códigos secretos.

A operação policial resultou de uma investigação que começou há mais de um ano. A polícia espanhola acredita ter desmantelado a rede da sua totalidade, apreendendo mais de 200 cartões clonados, além de micro-câmaras leitores-gravadores, painéis frontais alterados para instalar em caixas multibanco e falsas ranhuras de entrada de cartões.

De acordo com uma nota divulgada ontem pelas autoridades espanholas a rede "estava estruturada em células com uma elevada mobilidade internacional". Depois de terem obtido os dados necessários, os elementos da célula regressavam à Bulgária, chegando até a vender os dados obtidos a outras organizações criminosas.


Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 282 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal