Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

12/05/2008 - Fábrica de Conteúdos Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Combate à fraude em telecomunicações


O sistema inovador de Análise Inteligente de Fraudes, denominado ECA3RL, foi desenvolvido por seis investigadores do departamento de Engenharia Informática, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC).

O protótipo que vai ser testado em ambiente real é uma ferramenta dotada de um conjunto de funcionalidades que permite melhorar o desempenho dos analistas de fraude e, ao mesmo tempo, melhorar o mecanismo de alertas de fraude.

O sistema, que recorreu a diversas técnicas da área da inteligência artificial, foi liderado por Paulo Gomes e desenvolveu-se pela parceria entre a FCTUC,a PT e a Telbit, integrando processos de análise de informação registada nos casos de suspeitos.

O projecto está ainda dotado da capacidade de aprender novos processos de detecção de fraude, bem como de se adaptar à evolução das fraudes efectuadas, pelo que dará ao analista indicações sobre a existência de uma possível fraude, o que lhe vai permitir tomar uma decisão de forma mais rápida.

Paulo Gomes salienta que «uma das perdas de receita mais significativas na área das telecomunicações é causada por fraude. Várias organizações estimam que a fraude afecte entre 3% e 6% da receita bruta de um operador de telecomunicações».

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 282 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal