Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

10/05/2008 - Midiamax Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Operação desarticula quadrilha que fraudava licença para desmate

Por: Henriqueta Pinheiro


Operação “Rastro Negro no Pantanal” desencadeada pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) desarticulou na última semana grupo que fraudou documentos e negociou lenha e carvão sem origem legal com importantes indústrias siderúrgicas, incluindo empresas do Mato Grosso do Sul. Foram aplicadas até o momento 13 multas, que totalizaram mais de R$ 4,7 milhões e os principais envolvidos com as fraudes foram bloqueados no Sistema DOF (Documento de Origem Florestal).

De acordo com o chefe do Escritório Regional do Ibama em Corumbá, Ricardo Pinheiro Lima, as ações são fruto de investigações e auditorias ambientais iniciadas em setembro de 2006, quando foi lançado o Sistema DOF, sistema eletrônico de controle da atividade florestal.

A operação, segundo Ricardo Lima, objetiva combater ilícitos praticados por grupos de infratores que atuam no mercado carvoeiro-siderúrgico e disciplinar e orientar um segmento econômico que fomenta desmatamentos nas regiões do Pantanal, Serra da Bodoquena e Bacia do Alto Taquari.

Dos 10 milhões de metros de carvão transportados no Brasil em 2007, 44% tinha origem em Mato Grosso do Sul e as atividades de extração de lenha e posterior produção de carvão poderiam estar impactando uma área de mais de duzentos mil hectares anuais no Estado.

Lima informa que os trabalhos prosseguirão nos próximos meses e estão previstas auditorias ambientais e fiscalizações em propriedades rurais, carvoarias, escritórios de compra e venda de carvão e indústrias siderúrgicas.

A operação “Rastro Negro no Pantanal” contou com o apoio da Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal e terminou no dia 5 de maio. Ao todo seis carvoarias foram multadas.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 317 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal