Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

09/05/2008 - Jornal do Dia Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

PF deflagra Operação Cotação e prende cambistas em Oiapoque

Por: Ivane Ramos


Operação Cotação é o nome da mais nova operação realizada pela Polícia Federal para combater a lavagem de dinheiro e a desarticulação de uma organização criminosa que atuava nos estados do Amapá, Santa Catarina e Paraná. No Estado, as transações criminosas aconteciam no município de Oiapoque em virtude da alta concentração de cambistas naquela área de fronteira.

As investigações realizadas pelos agentes da Delegacia de Oiapoque foram iniciadas em março de 2007 quando se apurou que os irmãos Laércio e Laerte de Jesus Martins, apontados como os chefes da quadrilha, e proprietários das empresas Auto Car Martins Ltda e L.J.M. Automóveis Ltda, financiavam a atividade ilegal de câmbio naquele município realizando operações complexas que envolviam desde transações bancárias até transporte de cargas e compra e venda de veículos, tipicamente de ‘ lavagem de capitais’ , segundo a PF.

As empresas com sede em Santa Catarina eram utilizadas como fachada para prática de atos ilícitos. Adilson Madeira da Silva, empresário do Oiapoque, teve seu nome apontado como articulador do grupo, com tarefa de receber dinheiro dos irmãos para financiar o câmbio ilegal na área de fronteira, através de cambistas que atuavam clandestinamente naquele município.

Durante a Operação foi encontrada grande quantidade de Euro e Real em cofres e gavetas cujo fundo era falso, encontradas no interior da residência de Adilson. Além dele, foram presos também: Saimon Batista Silva, Edivaldo Avelino da Conceição (conhecido por ‘ Perninha’ ), e ainda, Laerte de Jesus Martins, que foi preso em Brusque, no estado de Santa Catarina.

Ao todo foram cumpridos 17 mandados de busca e apreensão, recolhendo a quanti a de R$ 30 mil reais e ª 33 m il Euros, quatro veículos, uma motocicleta e um jet-ski, além de cofres, documentos e livros contábeis. Segundo com o que foi divulgado pela Assessoria da PF, foram movimentados mais de R$ 13 milhões de reais em contas bancárias, entre os anos de 2005 e 2007, pela quadrilha, que conseguia declarar para a Receita Federal uma quantia ínfima para escapar das fiscalizações.

MODUS OPERANDIS

Os fraudadores ocultavam a lavagem de dinheiro através dos financiadores Laerte e Laércio quando estes efetuavam depósitos em moeda nacional realizados em Santa Catarina para a conta corrente de Adilson Madeira e de cambistas do Oiapoque. Estes tinham o trabalho de converter os valores recebidos em moeda estrangeira (Euro) dada a facilidade da execução, uma vez que, o Oiapoque fica situado em área de fronteira. Assim que conseguiam o feito, remetiam os valores aos irmãos através de malotes pela empresa Varig Logística S/A, que não conferia a carga.

Todo trabalho investigativo iniciou no Amapá, e acabaram nos estados de Santa Catarina e Paraná devido a ligação dos envolvidos. A Operação Cotação surgiu para dar referência ao valor dado ao Euro pelos cambistas. Ainda segundo a PF, os envolvidos responderão pelos crimes de formação de quadrilha (artigo 288 do CPB), lavagem de dinheiro (Lei 9.613/98), cambio ilegal (Lei 7.492/86, artigo 16) e sonegação fiscal (Lei 8.137/80, artigo 1º).

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 881 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal