Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

05/05/2008 - Folha do ES Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Alerta para perigo de falsos e-mails e golpes na internet


Evitar que as pessoas caiam em golpes pela Internet. É com esse objetivo que a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) expediu ontem um alerta a população para tomar cuidados com e-mails de origem duvidosa que solicitem a declaração de informações pessoais, número de conta e senha bancária, cartão de credito ou qualquer tipo de recadastro em algum serviço.

Além dos golpes em que são solicitados dados pessoais e financeiros, existem também aqueles em que o golpista induz o internauta a desanexar e instalar algum tipo de arquivo que pode permiti-lo fazer desde a simples invasão do computador a roubo de informações e danificação de arquivos importantes.

Conforme definição da língua portuguesa, a palavra golpe significa "inesperado, nocivo, prejudicial, danoso". A cada dia, empresas e usuários domésticos gastam mais dinheiro investindo em segurança dos dados armazenados em seus computadores. Porém, aproveitando-se de usuários desatentos, novos golpes continuam surgindo e causando transtornos.

Segundo o delegado Júlio Moreira, titular do Núcleo de Repressão Contra Crimes Eletrônicos (Nureccel), a recomendação é sempre desconfiar de e-mails ou mensagens via aparelhos celulares que expressem serviços que não foram solicitados pelo usuário. "Além disso, as empresas e instituições raramente solicitam dados e/ou informações por meio de contatos eletrônicos", explica Moreira.

Outra dica importante: ao receber um arquivo de procedência duvidosa, o usuário pode passar o mouse em cima do link e checar, na parte inferior/esquerda da tela, o endereço (link) para onde o arquivo será direcionado.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 237 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal