Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

29/04/2008 - TI Inside Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Crackers atacam no último dia da entrega da declaração do IR


Os “crackers” estão aproveitando o último dia para a entrega das declarações do Imposto de Renda Pessoa Física 2008 para tentar realizar golpes virtuais através de phishing scam. Enviam e-mails com links falsificados solicitando que o internauta acesse a página da Receita Federal através de terminados links encaminhados na mensagem.
Porém no momento em que acessam, percebem que se trata de um vírus, ou seja, apenas abriu caminho para que o invasor acesse seus dados pessoais e se instale na máquina.

O golpe é realizado através de um e-mail com a falsa notícia de que um congestionamento no sistema da Receita Federal teria resultado na perda de algumas declarações. Ao final, a mensagem pede ao usuário que clique em um link para saber se sua declaração pessoal estaria dentro do grupo perdido.

“Com o visual tão parecido ao da página real, a dica para se livrar deste golpe é simples. “Basta que o internauta preste atenção na URL (endereço da página) do site, o clonado terá a URL diferente do verdadeiro, geralmente a diferença é mínima, por isso é preciso muita atenção. Também é comum encontrarmos erros de português nas páginas falsas”, afirma o especialista em segurança digital e diretor da OS&T Informática, Sérgio Leandro.

Além do fato que a Receita Federal já afirmou que nunca entra em contato com os contribuintes através de e-mails.

A ameaça é chamada de Nesse sistema, piratas de computador enviam e-mails sugerindo que os internautas baixem programas, cliquem em links ou visitem sites maliciosos. Quando seguem a sugestão, as vítimas em potencial infectam seus computadores com programas geralmente desenvolvidos para o roubo de informações financeiras.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 213 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal