Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

28/04/2008 - O Debate Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Software inteligente previne situações de risco


Tecnologias que parecem possíveis apenas em filmes de ficção científica já são parte da realidade.

A E-NetSecurity Solutions, empresa de soluções para segurança da informação, é a primeira a revender no Brasil o avançado sistema de vigilância comportamental, o AISight. O software, que analisa imagens de câmeras de vigilância e de segurança, chega a lembrar os sistemas de monitoramento do famoso livro 1984, de George Orwell. A sociedade fictícia que vivia sob vigilância do Big Brother tem paralelo com nossos dias atuais. A tendência de câmeras espalhadas pelas cidades, aeroportos e empresas só têm a aumentar, mas com finalidade diferente da citada no livro: desta vez, a vigilância é em prol dos cidadãos. O AISight já é utilizado pelo governo e por serviços de inteligência americanos para reconhecer atividades suspeitas e prever situações de risco, como atentados terroristas e crimes.

Para a comercialização, o software foi lançado mundialmente, e no Brasil já está disponível pela E-NetSecurity Solutions, com distribuição para América Latina, Portugal e Espanha pela CyberBric. A diferença do AISight para os demais sistemas de vigilância já existentes é o emprego da tecnologia de Inteligência Artificial, que permite que o software reconheça objetos, pessoas e situações específicas – assim sendo capaz de concluir o que não é comum à rotina do local que está sendo analisado. Isso minimiza casos de “falsos alertas”, que acontecem com freqüência nos sistemas que não utilizam de tal tecnologia.

O software funciona da seguinte forma: o sistema é integrado à rede de câmeras de segurança já existentes na empresa ou instituição, e analisa em tempo real todos os objetos, pessoas e ações que aparecem no monitor. Como não necessita de supervisão, o sistema não é passível de falha humana. Em apenas algumas semanas, o AISight cria uma espécie de know-how sobre o ambiente que analisa, ou seja, “aprende” quais situações são comuns e quais são suspeitas, podendo continuar o processo de aprendizado ilimitadamente.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 219 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal