Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

24/04/2008 - Midiamax Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Consumidor poderá monitorar a qualidade do leite


Os resultados das ações para o monitoramento da qualidade do leite serão divulgados em um programa que está sendo elaborado pelos ministérios da Agricultura, da Justiça e da Saúde. As informações ficarão disponíveis no CQUALI (Centro Integrado de Monitoramento da Qualidade de Alimentos – Leite), que poderá ser acessado por qualquer cidadão pela internet.

O Programa vai integrar as ações dos três ministérios envolvidos e prestar contas à sociedade das providências adotadas para verificar se as indústrias estão atendendo o padrão de qualidade do leite.

As informações do CQUALI serão fornecidas pelo Dispoa/SDA (Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal) do Mapa, pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), do Ministério da Saúde, e pelo DPCC (Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor), do Ministério da Justiça.

Análise do leite

A Operação Ouro Branco desencadeada pela Polícia Federal, em outubro de 2007, denunciava fraude no leite UHT (longa vida), em algumas indústrias de Minas Gerais. De acordo com o diretor do Dipoa, Nelmon Oliveira Costa, o ministério realizou mais de mil análises em diferentes marcas de leite disponível no mercado brasileiro, em 2007.

Dos resultados das análises, 6% apresentaram não conformidades com a legislação vigente, que resultaram na instauração de mais de 500 processos administrativos. "Mesmo quando o resultado da análise não era indicativo de fraude, foi aberto um processo para que a empresa esclarecesse por que o produto apresentou a não conformidade”, afirmou.

O diretor informou que está sendo revisado o RIISPOA (Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária dos Produtos de Origem Animal), um decreto de 1952, o que possibilitará a adoção de novos critérios de inspeção federal. A mudança consiste, basicamente, em auditorias de verificação dos programas de autocontrole implantados pelas indústrias de produtos de origem animal.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 239 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal