Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

24/04/2008 - Agência Financeira Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Ministro das Finanças contra criação de «trusts» em Portugal

Por: Paula Gonçalves Martins


O Ministro das Finanças manifestou-se esta quinta-feira abertamente contra a criação de trusts em Portugal, uma espécie de fundos que permitirão proteger as fortunas face ao Fisco.

Fernando Teixeira dos Santos encontra-se num debate na Assembleia da República, convocado de urgência pelo Grupo Parlamentar do PSD, para debater as orientações da política orçamental e fiscal.

Questionado pela oposição sobre a sua posição nesta matéria, o ministro foi peremptório: «Não tenho conhecimento de nenhuma iniciativa legislativa quanto à criação de trusts, mas discordo inteiramente dessa medida», afirmou.

Teixeira dos Santos justificou a sua posição, considerando que a medida «não é coerente nem consistente com uma das metas do Governo, que é o combate à fraude e evasão fiscal».

Recorde-se que, em meados deste mês, o «Jornal de Negócios» avançou que o Ministério da Justiça estaria a preparar uma iniciativa legislativa que pretendia autorizar a criação desta figura em Portugal.

Na prática, um trust viria permitir que o proprietário de um património o protegesse de eventuais credores (incluindo o Fisco), transferindo-o para um fundo.

Os trusts gozariam ainda de benefícios fiscais já que essa transferência estaria isenta de IRS, IRC ou imposto municipal sobre transmissões.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 221 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal