Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

23/04/2008 - O Estado de São Paulo / Ag. Estado Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Criminosos da web estimulam alta em 'cavalos de tróia'


LONDRES - Os criminosos cibernéticos são a causa de uma ascensão dramática no uso de programas sorrateiros conhecidos como "cavalos de tróia", que infectam computadores a fim de vender software indesejado, enviar e-mails sem a anuência do proprietário ou roubar dados pessoais, de acordo com um estudo.

Em relatório divulgado em Londres, a Microsoft anunciou que o número de cavalos de tróia removidos de computadores de todo o mundo na segunda metade de 2007 cresceu em 300 por cento ante o primeiro semestre.

O número subiu de maneira tão acentuada porque mais computadores estão equipados com software que detecta programas maliciosos e porque os criminosos vieram a considerar os cavalos de tróia como sua "ferramenta preferencial", informa o relatório.

"Os números simplesmente explodiram, são imensos", disse Vinny Gullotto, gerente geral do Centro Microsoft de Proteção contra Malware. "Há fortes intenções criminosas ali."

Os cavalos de tróia podem registrar o que a pessoa digita ou recolher endereços de e-mail ou informações pessoais, para propósitos criminosos.

A mais comum família de cavalos de tróia, no ano passado, foi a "Win32/Zlob", um software maligno, ou malware, que as pessoas baixavam da Internet sem saber que o estavam fazendo.

Quando instalado, o software engana as pessoas e as leva a arquivá-lo informando-as de que precisam de um novo software para assistir vídeos online.

Quando instalado, ele bombardeia computadores com mensagens pop-up e falsas advertências de que os computadores delas estão infectados.

As mensagens dizem: "Seu computador está infectado! O Windows detectou infecção de spyware. Clique aqui para proteger seu computador."

O cavalo de tróia em seguida coloca na tela anúncios de venda de software de combate a spyware, em sites que exporiam os usuários a fraudes de cartão de crédito. A Microsoft disse que se trata de um problema mundial e que está vinculado a quadrilhas do crime organizado.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 221 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal