Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

19/04/2008 - O Imparcial Online Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Falsos curandeiros queimam homem

Por: Carolina Mello


Quatro homens que se apresentam como integrantes de uma igreja evangélica estão realizando curas perigosas em bairros de São Luís. Utilizando banhos, chá de ervas e escalda-pés, os falsos religiosos provocaram a internação do motorista Edmilson Freire Lindoso, 49, portador de diabetes e hipertensão arterial. Devido ao tratamento, o homem está com queimaduras de terceiro graus, necrose nos pés e outras complicações. O ritual começou a ser ministrado em 2 de março, levando Lindoso, algumas sessões depois, à Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Socorrão I (Centro) na quinta-feira, 17.
Segundo a filha da vítima, Cristina Lindoso, os quatro se apresentaram na casa da família como membros de uma igreja evangélica que funcionaria no bairro do Gapara. no final de março, através de uma amiga da família que já havia passado pelo tratamento. Conhecida apenas por Teresinha, a vizinha dos Lindoso teria orientado a família a receber os tais religiosos, que prometeram a cura do homem em um curto período: três meses. O motorista, inativo desde que o diabetes culminou em dormência das pernas e cegueira parcial, aceitou seguir as instruções do suposto fisioterapeuta Waldecir, como é conhecido o líder do grupo de curandeiros.
A família Lindoso foi persuadida a comprar grande quantia ervas em casas indicadas pelos curandeiros, que custou quase R$ 300. Em 2 de março iniciaram o tratamento composto por banhos, chás, lavagens, inalações e escalda pés, ministrados por um deles, conhecido apenas por Carlos. Cristina contou que os supostos religiosos indicaram uma nova dieta alimentar, contendo apenas legumes, verduras e derivados da soja, além de chás que deveriam ser tomados a cada duas horas.
Cristina acrescentou que eles ainda proibiram o pai de tomar a medicação industrializada responsável pelo controle do diabetes e da hipertensão do motorista. “Eles prometeram que esse tratamento curaria meu pai em três meses, mas em apenas um ele já estaria 90% curado”, contou.

QUEIMADURAS

Três dias após o início do tratamento, foi realizado o primeiro escalda-pés. Lindoso teria pedido que Carlos verificasse a temperatura da água, pois não poderia senti-la devido à dormência. O curandeiro Carlos teria menosprezado o alerta, resultando nas queimaduras que a vítima apresenta até hoje. “Ele (Carlos) disse para não nos preocuparmos com as bolhas, pois aquilo era o inchaço das pernas que estava descendo, e mandou a gente aplicar banhos e compressas de argila no local dos ferimentos”, relatou a filha de Lindoso.
De acordo com Cristina, a família acreditou no tratamento porque as bolhas das queimaduras foram secando. Mas quando a taxa de glicose do doente foi verificada, já estava em quase 500, nível que pode levar o organismo ao coma. “Se não tivéssemos levado meu pai ao hospital imediatamente ele poderia ter morrido”, desabafou Cristina.
Edmilson Freire Lindoso deu entrada na Unidade Médica do Coroadinho na noite do dia 17 de Abril, e foi remanejado para um leito do Socorrão I no mesmo dia, às 21h30. Hoje o motorista está internado na UTI, e apresenta queimaduras de terceiro grau e indícios de necrose dos dedos dos pés, além de outras complicações. “Ontem meu filho tentou me dizer alguma coisa, mas não conseguiu de tanta fraqueza e pela crise de soluço que já data uma semana”, lamentou a mãe de Lindoso, a aposentada Editi Mota Costa, 71.
Após o acidente, a família prestou um boletim de ocorrência contra os curandeiros no dia 15 de abril, no 10º DP (Coroadinho). O caso está sendo investigado pelo delegado Cunha. Desde que o ritual religioso culminou nas queimaduras, os falsos curandeiros não foram mais encontrados, porém, os Lindoso acrescentaram ter conhecimento de que outros moradores da vila Bom Jesus estão sendo persuadidos a seguir o mesmo tratamento atualmente.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 249 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal