Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

16/07/2006 - A Semana Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Para dificultar a vida de criminosos, novo passaporte brasileiro tem 16 itens de segurança


O novo passaporte comum do brasileiro, que passará a ser emitido ainda este ano, terá a cor azul, de acordo com o padrão estabelecido pelo Mercosul, e contará com 16 novos itens de segurança, que tornaram sua falsificação praticamente impossível.

As mudanças seguem as normas internacionais de segurança estabelecidas pela Icao - a organização de Aviação Civil Internacional, agência ligada às Nações Unidas.

Em uma segunda etapa, além do passaporte comum, serão apresentados os outros cinco novos tipos de passaporte que serão emitidos pelo Governo Brasileiro a partir do ano que vem: o de cor verde, que será o passaporte oficial de serviço; o vermelho, diplomático; o marrom, denominado laissez-passer, para cidadãos de países que não mantêm relações diplomáticas com o Brasil; o amarelo, para estrangeiros refugiados, sem nacionalidade ou asilados no Brasil; e o azul-celeste, que será o passaporte de emergência.

A mudança é resultado da crescente pressão internacional pós-11 de setembro de 2001. Como o Brasil é um país de grande diversidade racial, o passaporte brasileiro é um dos mais cobiçados no mercado global da ilegalidade.

Os novos itens de segurança têm o objetivo de acabar com falsificações e outras fraudes. As alterações visam também dar maior tranquilidade aos brasileiros residentes no exterior ou em viagem.

O projeto do novo passaporte compreende, além da instituição da caderneta de viagem, um completo sistema de controle a ser instalado em todos os portos, aeroportos e pontos de fronteira, com leitura mecânica desses documentos na fiscalização do tráfego internacional.

O projeto é resultado de parceria do Ministério da Justiça, por meio do Departamento de Polícia Federal, do Ministério das Relações Exteriores, do Serviço Federal de Processamento de Dados — Serpro e da Casa da Moeda do Brasil — CMB.

Os novos itens de segurança são: código de barras bidimensional; fundo com microletras; fundo com impressão íris; fundo com impressão invisível; impressão intaglio com imagem latente; impressão intaglio com tinta ovi (opticamente variável); laminado de segurança — proteção dos dados; marca d’água posicionada mould made; papel com fibras visíveis e invisíveis; papel com fio de segurança; papel reativo a produtos químicos; tintas sensíveis a abrasão e a solventes; fio de costura luminescente bicolor; perfuração cônica a laser; costura das páginas com arremate e paginação em filigrana eletrotipo.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 431 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal