Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

16/04/2008 - O Fuxico Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Justiça de Mônaco dá parecer favorável à extradição de Cacciola


PARIS - A Justiça de Mônaco deu parecer favorável à extradição do ex-banqueiro Salvatore Cacciola para o Brasil, onde ele foi condenado por desvio de dinheiro público. A informação foi divulgada nesta terça-feira pelo jornal francês "Monaco-Martin".

Mas a extradição de Cacciola só poderá ser realizada após uma autorização específica do príncipe de Mônaco, Albert II, que nunca deixou de confirmar uma decisão do tribunal de apelações do país. A defesa do ex-banqueiro já notificou as autoridades judiciais que vai entrar com recurso junto à Suprema Corte do país contra a decisão, caso o príncipe conceda uma decisão favorável ao pedido de extradição. Foi o que disse o advogado, Frank Michel, à BBC Brasil.

O retorno do banqueiro ao Brasil foi solicitado à Justiça de Mônaco em outubro do ano passado, pelo governo brasileiro, que apontou Cacciola como o 'fugitivo número um' da Justiça do país. Foragido do país desde 2000, Cacciola foi preso no dia 15 de setembro do ano passado num hotel do Principado de Mônaco.

Nascido em Milão, na Itália, Cacciola viveu durante muitos anos no Brasil, onde foi processado e condenado a 13 anos de prisão por fraude financeira e desvio de verbas públicas, no episódio que ficou conhecido como escândalo do Banco Marka. O prejuízo causado aos cofres públicos foi estimado em R$ 1,5 bilhão.

Mesmo após a extradição, o ex-banqueiro pode ser interrogado na Itália. No início de março, a Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) concedeu habeas-corpus ao banqueiro levando em consideração um tratado de cooperação formalizado em matéria penal entre o Brasil e a Itália. A decisão foi unânime.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 173 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal