Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

20/10/2007 - Bom Dia Sorocaba Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Internet banking exige cuidado

Por: Rodrigo Alcântara


Fugir das filas, não precisar procurar vaga para estacionar o carro e economizar tempo. Essas são algumas das comodidades proporcionadas pelo uso da internet nas operações bancárias.

Para se ter uma idéia do crescimento do chamado internet banking, apenas em 2006 o Banco do Brasil registrou 1,7 bilhão de transações pelo sistema.

Apesar da adesão maciça ao serviço virtual, ainda sobram dúvidas sobre a real segurança que os clientes têm ao movimentar contas.

Para o coordenador do núcleo Assespro (Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação, Software e Internet) em Sorocaba, Paulo Baddini, a melhor saída é instalar todos os softwares originais no computador, principalmente o sistema operacional Windows. “Os programas originais já vêm habilitados para fazer atualizações de segurança automaticamente”, diz. “Assim, o usuário não precisa se preocupar com o uso do internet banking.”

Outra recomendação de Baddini é para que o internauta mantenha sempre habilitado o “firewall” (barreira de proteção que controla o tráfego de dados entre o computador e a Internet), no nível médio ou alto.

Já com relação aos antivirus e antiSpyware (anti-espião), Baddini explica que não basta a simples atualização (download) das vacinas. “É preciso manter a versão do software atualizada. As novas vacinas só funcionam se forem aplicadas por novos mecanismos de software e estes novos mecanismos só funcionam na última versão”.

Fraudes por e-mails
Paulo Baddini também alerta que a maioria das fraudes atinge os clientes por meio de e-mails.

A recomendação para evitar qualquer tipo de invasão e coleta de dados é que o internauta elimine todos os e-mails que considere de procedência duvidosa. “Jamais se deve responder e-mails que solicitem informações sigilosas da pessoa.”


Dicas para usar o sistema
• Lugares públicos
Não esqueça de que seus dados ficam armazenadas no computador do qual você acessa qualquer site que solicite senha; por isso, nunca utilize serviço bancário a partir de locais públicos, como lanhouses, cybercafés, etc.

• Teste do teclado virtual
Minimize a página. Se o teclado virtual for minimizado também, está correto; se ele permanecer na tela sem minimizar, é pirata. Neste caso, não tecle nada

• Teste a senha
Sempre que entrar em sites de bancos, digite sua senha errada na primeira vez. Se aparecer uma mensagem de erro, significa que o site é realmente do banco, porque o sistema tem como checar a informação

Fonte: Paulo Baddini

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 413 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal