Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

11/04/2008 - O Diario do Norte do Paraná Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Golpe da recompensa é campeão

Por: Clóvis Augusto Melo


Pesquisa da Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro listou os principais contos do vigário registrados nas delegacias. Dos 306 casos, a primeira posição (108 registros) é do conto do prêmio ou da recompensa (veja infográfico acima). Em seguida, com 51 registros, vem o conto do anúncio, que comporta variáveis. Nesse golpe, os vigaristas fazem um anúncio (jornal ou tevê) de produto - computador, carro, imóvel - ou serviço a um preço bem em conta e exigem um adiantamento para garantir o negócio. Depósito feito, os criminosos desaparecem.

O conto do bilhete premiado vem na terceira colocação (49 registros). Nesse golpe, um vigarista se passando por pessoa humilde aborda a vítima portando um bilhete premiado. Ele diz não poder resgatar o prêmio por não ter documentos. Chega um segundo golpista, que se propõe a ajudar e convence a vítima a receber o prêmio no lugar do ganhador, sob a promessa de uma recompensa, mas deixando algo de valor como garantia de retorno. O bilhete nada vale e os golpistas somem levando o bem deixado.

No golpe do empréstimo (21 denúncias), a vítima é atraída por baixas taxas de juros ou facilidade na obtenção do crédito. Ela faz o depósito de um montante a título de 'cadastro' e fica esperando a concessão do crédito - que nunca vai acontecer.

O golpe do falso funcionário - 15 registros no RJ em 2002 - tem variantes que se desdobram desde a falsos agentes da Receita Federal até a funcionários de banco. O objetivo é conseguir a senha do cartão ou documentos pessoais da vítima. Algumas modalidades vendem serviços públicos à vítima, ou de bens apreendidos pela Receita Estadual ou Federal. Recebem a primeira parcela e desaparecem.

Na sexta posição, com 12 registros, o manjadíssimo conto do paco. É uma variação do conto do prêmio, já que o paco (bolo de papel simulando um maço de dinheiro) é a recompensa por ter 'achado' o cheque, nota promissória ou carteira derrubado pelos golpistas. Ao sair em busca de sua recompensa, deixando sempre algo de valor com os vigaristas, descobre que foi enganada.

Algumas modalidades de golpes

São muitas as táticas utilizadas pelos espertalhões para ludribriar as pessoas:


- Conto do prêmio ou recompensa
- Conto do anúncio em jornal ou televisão
- Conto do bilhete premiado
- Conto do empréstimo
- Conto do falso funcionário
- Conto do paco
- Conto do veículo com defeito
- Conto do emprego
- Conto das moedas
- Conto do falso depósito
- Conto da premiação
- Conto do ouro
- Conto da falsa revenda
- Conto do plano de saúde
- Conto do aluguel
- Conto da venda de imóvel
- Conto da troca de envelopes
- Conto do financiamento da casa própria
- Conto das ações
- Conto do visto no passaporte
- Conto da troca de peças
- Conto da reparação do gás
- Conto do cartão
- Conto da aposentadoria
- Conto da maior probabilidade de sorteio
- Conto do feitiço
- Conto do laranja
- Conto do chute
- Conto do pinguim

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 282 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal