Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

10/04/2008 - Jornal de Notícias Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Fraude na obtenção de créditos à habitação


A Polícia Judiciária (PJ) revelou hoje ter concluído um inquérito por práticas ilícitas na obtenção de créditos à habitação, no valor global de dois milhões de euros, no âmbito do qual foram constituídos 31 arguidos.

O esquema, segundo a PJ, "girava em torno de uma imobiliária, não licenciada, da zona do Porto, cujo proprietário era publicamente conhecido por ter contactos privilegiados junto de agentes bancários".

Por esse motivo, "obtinha facilmente empréstimos para aquisição de habitação, mesmo que os rendimentos dos potenciais clientes fossem poucos ou inexistentes".

A PJ acrescenta que, neste processo, o indivíduo "falsificava todos os documentos necessários a induzir em erro as entidades bancárias no momento em que avaliavam a capacidade de esforço financeiro dos clientes".

Entre os documentos que falsificava incluíam-se as declarações de IRS e os recibos de vencimento.

A investigação da PJ permitiu ainda identificar situações em que o proprietário da imobiliária "recrutava indivíduos indigentes e com problemas auditivos que, em troca de pequenas quantias, acediam ser titulares de créditos destinados à compra de habitação".

Nas buscas realizadas no âmbito deste inquérito, a PJ apreendeu uma grande quantidade de documentação, um computador e os programas utilizados nas falsificações, além de um revólver ilegal.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 217 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal