Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

10/04/2008 - O Globo Online Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Polícia procura falso médico


PORTO ALEGRE - Um ex-estudante que não conseguiu se formar na faculdade de Medicina se passou por médico durante dois anos na região metropolitana de Porto Alegre.

Marcos Renatos Lanz, de 46 anos, até tentou, mas depois de 18 anos no curso e 97 reprovações foi desligado pela universidade. Zero, um e dois eram as notas mais comuns no histórico escolar. Mesmo assim não desistiu e com uma cópia de um diploma falso, conseguiu o emprego de médico numa pequena cidade do interior gaúcho. Ele recebia R$ 5,8 mil de salário.

Depois de ser contratado pela prefeitura de Sao Cebastião do Caí, o falso médico passou a atender num posto de saúde de uma das vilas mais pobres do município. Num consultório pequeno, ele atendeu uma média de 30 pacientes por dia durante dois anos.

A farsa só foi descoberta em setembro do ano passado. O Ministério Público denunciou Marcos Lanz por falsidade ideológica, exercício ilegal da medicina e homicídio. Diagnósticos errados teriam causado a morte de dois pacientes. Um deles tinha câncer, mas recebeu tratamento para infecção urinária.

- Foi uma falha absurda da administração municipal que aceitou que ele comprovasse a sua condição de médico mediante a apresentação de um simples certificado, um simples xérox não autenticado de um certificado de conclusão do curso de medicina - acredita o promotor de justiça, Charles Martins.

O prefeito, Léo Klein, tentou justificar a contratação.

- Não é normal uma pessoa se apresentar como médico e partir uma desconfiança de nós.

O falso médico, que também trabalhou no único hospital da cidade por um ano e dois meses, está foragido.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 295 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal