Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

04/04/2008 - INFO Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Ciberfraudes cresceram 20% nos EUA em 2007

Por: Carlos Machado


SÃO PAULO – Relatório do FBI diz que as fraudes via web nos EUA cresceram 20% em 2007, atingindo 239 milhões de dólares.

O relatório, assinado pelo Internet Crime Complaint Center (IC3), órgão do FBI, informa que o número de queixas relativas a fraudes em 2007 foi 207 mil, número 0,6% menor que o do ano anterior. Os valores roubados, no entanto, aumentaram em cerca de 20%, chegando ao patamar de 239 milhões de dólares.

Quanto ao tipo de fraude, o maior número de reclamações referem-se a problemas com leilões online (35,7%) e a mercadorias pagas e não entregues, ou vice-versa (24,9%). Conforme o documento, um dos aspectos que dificultam a investigação é que os crimes via internet envolvem fraudador e vítima morando muitas vezes em qualquer lugar do mundo, uma característica que não existe no crime tradicional.

Mesmo na Califórnia, onde foram feitas a maior parte das queixas, somente 18,3% dos casos envolviam reclamante e reclamado residindo no mesmo estado. Outro problema que impede a elucidação dos casos é o anonimato garantido pela internet.

Entre as formas de contato com a vítima, destaca-se o e-mail (73,6%), seguido de página web (32,7%) e telefone (18%) e mensagem eletrônica (11,5%). Nesses números há dupla contagem de formas, uma vez que, em geral, as vítimas se relacionam com o criminoso de várias maneiras, mas quase nunca há um encontro pessoal.

Para ler o relatório na íntegra, num PDF em inglês, clique aqui.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 217 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal