Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

01/04/2008 - G1 Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Lojas desobedecem regras do BC para vendas a prazo


Há um mês, o Banco Central criou regras novas para as compras no crediário. O comércio deveria informar ao comprador tudo o que ele teria que pagar numa compra a prazo. Mas algumas lojas e financeiras não estão cumprindo a resolução.

De acordo com a medida do Conselho Monetário Nacional, o consumidor tem que ser informado sobre todas as taxas e cobranças dos financiamentos e dos empréstimos.

O cliente tem que ter as informações logo no início da compra ou das operações de crédito, para saber se vai fazer um bom negócio.

“Com o conhecimento deste custo ele tem o benefício de poder comparar com outras instituições financeiras e escolher aquela que oferece melhor alternativa pra que ele possa concretizar a sua operação de aquisição de um bem ou serviço”, diz o chefe do Departamento de Normas do BC, Amaro Gomes.

Pela resolução, as financeiras ou bancos que têm parceria com as lojas têm que informar o custo efetivo total. Até os informes publicitários devem trazer os juros, o seguro contra inadimplência e despesas com terceiros contratados pela instituição. Tudo o que o consumidor vai pagar.

O BC só não vai fiscalizar as lojas que têm financiamento próprio e as que vendem com cartões de crédito. Mas mesmo nestes casos, o Código do Consumidor garante os direitos do cliente.

Ivanete comprou um computador para o filho e vai pagar parcelado. Ela nem quis ouvir as explicações do vendedor sobre os juros ou descontos.

“Eu vim pra comprar,então não tive muito tempo pra ficar ouvindo não”, disse. Claudenice veio em busca de uma máquina fotográfica digital. Só fez as contas do valor das parcelas; o vendedor também não me explicou. “Não me explicou a taxa de juros, nada”, diz.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 205 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal