03/07/2006 - InvestNews
80% das fraudes são via internet
SÃO PAULO, 3 de julho de 2006 - "Atualmente, os roubos às agências representam somente 10% do total das fraudes bancárias. Outros 10% desse montante vêm da clonagem de cartões, e os 80% restantes são fraudes praticadas via internet. A afirmação é de Orli Machado, presidente da C&M Software.
Segundo Machado, estudo do Instituto de Peritos em Tecnologias Digitais e Telecomunicações (IPDI) constatou que, se as instituições financeiras não investissem em tecnologia, as cifras de prejuízo com fraudes subiriam de R$ 300 milhões para cerca de R$ 1 bilhão ao ano.
Um outro estudo, da Unisys, realizado em oito países, revelou que o Brasil ocupa o terceiro lugar em roubo de dados pessoais, como senhas, para fraudar sistemas de internet banking. Por isso, algumas novidades da tecnologia deram mais um passo para barrar a estratégia dos hackers. Uma delas, é a tecnologia de redes neurais, que desenha um perfil de uso dos serviços bancários para cada usuário. Quando ele tenta executar uma operação fora do seu padrão, o sistema emite um alerta para o banco. ´Com esse mecanismo, aliado a eficientes sistemas de segurança, em pouco tempo teremos sistemas bancários ainda mais seguros para todos os correntistas, diz.