Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

01/04/2008 - Público.pt - Última Hora Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

As melhores mentiras tecnológicas de sempre


No dia 1 de Abril, o chamado “Dia das Mentiras”, a imprensa anglo-saxónica aproveita, normalmente, para dar o “ar da sua graça” e lançar algumas notícias falsas. Foi o caso da revista americana "Wired" que publicou hoje no seu site uma lista das notícias falsas que causaram mais impacto no mundo da ciência e tecnologia.

1976: Às 9h47 em ponto Plutão posiciona-se mesmo atrás de Júpiter provocando uma breve redução da força da gravidade da Terra. O astrónomo Patrick Moore incentivou os ouvintes da BBC Rádio a saltar à hora do fenómeno para, supostamente, flutuar. Às 9h48 dezenas de ouvintes ligaram para a estação a dar conta do seu sucesso.

1984: A Guerra Fria cada vez mais próxima do final. Os soviéticos querem iniciar conversações com os EUA via grupos de notícias da Usenet. É publicada uma mensagem através daquilo que aparenta ser um servidor do Kremelin, de nome “Kremvac.UUCP”. Anos mais tarde, o primeiro grupo de notícias de Moscovo na Usenet é baptizado de “Kremvax”.

1994: Uma proposta de lei irá banir o sexo online e proibir a navegação na Internet por pessoas embriagadas. "Aparentemente o Congresso pensa que estar embriagado numa auto-estrada é mau independentemente do tipo de auto-estrada", escreveu a “PC Computing”. O Senador Ted Kennedy não se apercebe da brincadeira. Porém, depois de muitas reclamações nega a existência da suposta lei.

1995: A revista “Discover” inventa uma espécie que vive no subsolo da Antárctida e que consegue derreter o gelo com o objectivo de comer pinguins.

1997: Entre 31 de Março e 2 de Abril a “World Wide Web” estaria fechada para limpeza. Cinco robots construídos com tecnologia japonesa encarregar-se-iam de apagar todos os resíduos da Internet.

1998: De acordo com uma passagem da Bíblia que descreve a proporção do diâmetro de uma tigela no templo de Solomão, o estado do Alabama decide arredondar o valor de Pi para 3,0.

1998: A Disney compra o Massachusetts Institute of Technology (MIT) por 6,9 mil milhões de dólares. O nome da escola de engenharia é alterado para “Escola da ‘Imaginaria’” e o seu edifício é transferido para Orlando.

2003: Bill Gates é assassinado por um homem armado num acto de beneficência em Los Angeles. As televisões locais da Coreia do Sul acreditam na mentira e os valores da Microsoft caem na bolsa.

Em França, há 444 anos atrás
Há muitas explicações para que o dia 1 de Abril se tenha transformado no “Dia das Mentiras”. A explicação mais aceite diz que este dia surgiu na França há 444 anos atrás. Desde o início do século XVI, o Ano Novo era festejado no dia 25 de Março, data que marcava a chegada da Primavera. As festas terminavam no dia 1 de Abril.

Em 1564, depois da adopção do calendário gregoriano, o rei Carlos IX de França determinou que o ano novo seria comemorado no dia 1 de Janeiro. Alguns franceses resistiram à mudança e continuaram a seguir o calendário antigo. As pessoas passaram então a ridicularizá-los, enviando presentes esquisitos e convites para festas que nunca chegariam a existir.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 332 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal