Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

03/07/2006 - Diário de Taubaté Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Novo modelo da carteira de motorista dificultará fraudes


A nova carteira de motorista começou a ser emitida ontem, em todo o país, pelos departamentos de Trânsito (Detrans). O modelo dificulta fraudes por ser feito de um papel usado apenas para esse documento, possuir uma faixa holográfica como a da nota de R$ 20 e o acréscimo da marca d’água com a bandeira do Brasil, além do já existente brasão da República.

Os cerca de 40 milhões de condutores de todo o país que tem a carteira antiga não precisam trocá-la, basta esperar o momento da renovação, que deve ser feita a cada cinco anos. Mas quem fizer questão de ter logo o documento novo, poderá trocar a carteira. A data de validade permanecerá a mesma da atual.

"A carteira de habilitação é hoje o documento mais atualizado, até porque nós a renovamos a cada cinco anos. A cada cinco anos mudamos a foto, informamos o endereço. É o documento de maior uso pela população brasileira", afirma o diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Alfredo Peres.

A nova carteira terá ainda dois números de identificação, um nacional e, outro, estadual. Haverá também um código numérico de validação, composto por dados individuais do motorista. "Os próprios dados do condutor geram um código identificador que, daqui para frente, você poderá, ao fornecer os dados do condutor e CNH, saber se essa carteira é falsa ou não", explica Peres.

O novo modelo foi aprovado em abril pelo Conselho Nacional de Trânsito e não traz custos adicionais para os Detrans. O ministro das Cidades, Márcio Fortes, foi o primeiro motorista a receber o novo modelo da Carteira Nacional de Habilitação das mãos do presidente do Departamento de Trânsito do Rio de Janeiro, Gustavo Carvalho.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 494 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal