Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

31/03/2008 - Jornal Digital Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Tesouro Publico guineense vítima de fraude

Por: Rui Neumann e Lassana Cassama


Bissau – Cerca de 170 milhões CFA foram desviados da conta do Estado guineense no BCEAO (Banco Central dos Estados da África Ocidental) para uma empresa fantasma de Bissau. Após denúncia a Policia Judiciaria procedeu a duas detenções mas reconhece que está perante uma rede.

Com base numa denúncia a Policia Judiciaria da Guiné-Bissau começou a desmantelar uma rede que envolve funcionários do Ministério das Finança e do Tesouro Publico supostamente responsáveis pelo desvio de mais de 170 milhões de CFA (cerca de 230 mil euros).

As primeiras investigações revelaram que a presumível rede falsificava assinaturas de documentos que permitiam movimentar os fundos do Tesouro Publico possibilitando assim que um funcionário do Ministério da Finanças efectuasse transferências da conta do Estado guineense no BCEAO para uma conta no BRS (Banco Regional de Solidariedade) de uma empresa fictícia supostamente do mesmo funcionário. Sem verificar a autenticidade das assinaturas o BCEAO procedeu à transferência para o BRS.

Um responsável da PJ acredita que houve supostamente conivência entre funcionários do Ministério das Finanças, BCEAO e do BRS. Oficialmente apenas duas pessoas foram detidas Feco Djaffi, Tesoureiro geral do Ministério das Finanças, e o funcionário portador do falso documento. A PNN pode confirmar que a PJ no decurso das investigações está a efectuar várias detenções e acredita estar perante uma «verdadeira rede».

A revelação da fraude aconteceu uma semana após Ministro da Finanças, Isuf Sanha, retirou à Directora Geral do Tesouro, Paula Costa Pereira, as funções de presidente da comissão de pagamento.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 333 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal