Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

28/03/2008 - TEK Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Portugal em 5º lugar mundial na tabela de phishing


O relatório "o Estado do Phishing" da Symantec, referente a Fevereiro deste ano, indica que 84 por cento das actividades fraudulentas observadas ao longo do mês em análise foram destinadas ao sector financeiro, nomeadamente a sites bancários e de comércio electrónico, seguido das páginas de serviços informativos (13 por cento).

Contudo, existe uma diferença substancial entre os motivos que conduzem os ataques para cada sector. De acordo com o relatório, a maioria das ameaças dirigidas aos serviços informativos têm como meta o envio de spam e não o roubo de dinheiro ou de números de cartões de crédito, como acontece nas que estão destinadas aos sites do sector financeiro.

Pelas contas da Symantec, cerca de um por cento dos restantes ataques reportados ao longo de Fevereiro foram dirigidos a sites de retalho, comunicações, ISPs, aviação e entretenimento.

Mesmo assim, os números compilados no mês passado foram positivos face aos dados de Janeiro. Isto porque, foi contabilizada uma ligeira descida no número de ataques de phishing detectados: 1,8 por cento. No que se refere a ameaças através de toolkits, que permitem a criação de URLs falsos, verificou-se um decréscimo de 12,5 por cento.

Por outro lado, os ataques que se fazem valer de domínios formados por moradas IP continuam a ser frequentes. No total, foram verificados 1803 ataques suportados por esta técnica, provenientes de 62 países.

Neste campo, Portugal é o quinto país, excluindo os países anglo-saxónicos, com maior número de sites de phishing, sendo apenas superado pela Itália, França, Alemanha e Espanha.

A maioria dos sites falsificados apresentam domínio ".com", ".net", e ".org", enquanto que no que se refere às terminações referentes a regiões do planeta os sites de phishing mais comuns tinham extensão russa, francesa e alemã.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 206 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal