Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

28/03/2008 - Diário Digital Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

PJ alerta Norte para risco de burlas com notas falsas


A Polícia Judiciária alertou hoje para a possibilidade de ainda circularem no Norte de Portugal notas contrafeitas de 200 euros e falsos bilhetes do Tesouro dos Estados Unidos, apesar da recente apreensão de milhares daqueles títulos.
Em comunicado, a PJ diz existir a «fundada suspeita de que ainda circulam, na zona Norte do País, moeda e títulos similares aos descritos».

Recomenda, por isso, aos cidadãos que não adiram a este tipo de propostas e que comuniquem às autoridades «qualquer tipo de abordagem de que sejam alvo para estas transacções».

A Polícia Judiciária apreendeu recentemente notas falsas de 200 euros, no valor global de 1,06 milhões de euros, e 196 falsos títulos do tesouro dos Estados Unidos, no valor total de 196 milhões de dólares (uns 124 milhões de euros).

As notas de 200 euros apreendidas «são contrafacções de elevada qualidade, com a particularidade de conterem em local bem visível a inscrição 'specimen otx'», recorda o comunicado policial.

Segundo a PJ, as notas eram utilizadas em situação de burla, sendo vendidas em conjunto com uma tinta que permitiria retirar a inscrição «specimen otx», no pressuposto de depois serem utilizadas nas relações comerciais.

O valor total da apreensão destas notas ascende 1.058.600 euros.

No caso dos falsos títulos de Tesouro dos Estados Unidos da América, «seriam transaccionados a valores muito abaixo do seu valor nominal, servindo como garantia para a aquisição de parte do capital social de empresas em situação económica difícil».

Foram apreendidos 196 títulos, no valor total de 196 milhões de dólares norte-americanos, o equivalente a 124 milhões de euros.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 210 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal