Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

27/03/2008 - G1 Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Bilhete Único poderá ser usado sem crédito por duas vezes

Por: Marcelo Mora


A partir de sábado (29), os passageiros terão de portar o Bilhete Único sempre carregado dentro dos ônibus que circulam por São Paulo. Nesta quinta-feira (27), a prefeitura anunciou que dará uma chance - na verdade, duas - aos usuários: a validação do bilhete com o pagamento da passagem em dinheiro ao cobrador será permitida por somente duas vezes, desde que o cartão seja cadastrado e sua última recarga tenha sido de R$ 9,20 (quatro tarifas) ou mais.

Depois destas duas validações pelo cobrador, quem estiver sem crédito no bilhete terá de pagar R$ 2,30 pela viagem e não poderá utilizá-lo para viajar em outros dois ônibus e um metrô no período de duas horas sem precisar pagar.

O objetivo, segundo o prefeito Gilberto Kassab, é combater a fraude da janelinha, quando o usuário valida o bilhete na catraca e o repassa pela janela para outra pessoa poder usá-lo.

Reclamações

Os usuários de ônibus que circulam todos os dias pelo Terminal D. Pedro II, um dos de maior movimento na capital, na região central, não gostaram nem um pouco de saber das mudanças no Bilhete Único que passarão a valer no sábado. Na verdade, todos os passageiros foram pegos de surpresa ao serem informados, na semana passada, das alterações. E a reação, claro, foi de inconformidade.

O coletor de lixo Francisco Neto, por exemplo, mora na Brasilândia, na Zona Norte da capital, e trabalha na Avenida Estado. Para ir de um lugar a outro, utiliza duas conduções, tanto na ida quanto na volta. Ao ser avisado das mudanças, preocupou-se até com a possibilidade de perder o emprego.

“É a empresa que faz a recarga do vale-transporte para mim. Se por acaso descarregar, terei de pagar do meu bolso, é isso? Se eu for pedir (para a empresa) pagar duas conduções, me mandam embora”, esbravejou. Mesmo depois de ser melhor informado sobre a mudança, que só vale para o caso de o bilhete estar descarregado, Francisco reclamou: “Isso prejudica muito. Tem de ficar checando toda hora se o bilhete está carregado ou não”.

Já para Darci Lopes de Queiroz, produtora de casting e de eventos, uma usuária eventual do Bilhete Único, a alteração no sistema não será nada prática. “Para mim, não compensa. Só uso assim, de vez em quando e estou sempre sem crédito. Só valido o bilhete na hora, quando surge algum trabalho e preciso pegar várias conduções no mesmo dia. Nos outros dias, não uso, então não recarrego. Não uso sempre. Não vai compensar para ninguém esta mudança”, disse, indignada.

Mesmo sem entender direito a alteração, Augusto Roque, que trabalha como gesseiro no Centro e mora no Limoeiro, na Zona Leste, irritou-se com a notícia. “Vai ser ruim para mim. Vai custar mais caro, com certeza”, reclamou, sem prestar muita atenção no restante da explicação. “É sempre assim. É sempre o trabalhador que paga o pato”, completou.

A maioria, no entanto, preferiu aguardar mais detalhes para dar uma opinião. “Me parece que não pode deixar o bilhete descarregar. É só para dar mais trabalho. Vou me informar”, disse a cabeleireira Soraia de Souza, moradora da Vila Curuçá, na Zona Leste.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 225 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal