Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

26/03/2008 - TEK Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Direcção-Geral do Consumidor alerta utilizadores para fraudes na Internet


Decorre até 28 de Março a Semana da Prevenção da Fraude, uma iniciativa da Direcção-Geral do Consumidor integrada no Fraud Prevention Month, promovido pela Rede Internacional de Controlo e Protecção dos Consumidores (ICPEN - International Cooperation for Protection and Enforcement Network). O aumento de propostas fraudulentas de emprego pela Internet e de artigos para vender estão entre as prioridades do organismo que quer aumentar o nível de conhecimento dos utilizadores.

As propostas de negócios da China, ou da Nigéria, ou de produtos para venda a preços muito baixos têm motivado queixas junto da Direcção-Geral do Consumidor, entre os quais as propostas de trabalho em part-time são as mais expressivas, escreve hoje o Diário de Notícias.

Numa informação publicada no seu site a entidade refere o caso de "Maria" que decidiu aproveitar a proposta de reforçar os rendimentos com algum trabalho feito a partir de casa mas que se apercebeu depois de responder ao anúncio que em vez de trabalho recebeu informação sobre como envolver outras pessoas neste esquema fraudulento.

Os conselhos deixados pela Direcção-Geral do Consumidor aos utilizadores passam pelas sugestões do costume: procurar identificar sempre o vendedor como uma entidade credível, verificar se o site é seguro antes de transmitir informação e usar o bom senso para analisar as propostas. No caso específico das propostas de trabalho o conselho é para que os utilizadores se informem sobre as condições ligadas ao desenvolvimento do trabalho e os seus custos, assim como as remunerações envolvidas.

Para além de divulgar estes casos e conselhos durante a Semana da Prevenção da Fraude a Direcção-Geral do Consumidor vai realizar um seminário relativo aos esquemas fraudulentos na Internet, que irá decorrer no dia 10 de Abril no TagusPark.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 276 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal